Em 1987, um médico construiu um castelo com as próprias mãos na Espanha
Uma das construções mais singulares de Espanha, uma fantasia arquitetônica erguida por um médico e dois pedreiros.
Em 1990, o Livro Guinness dos Recordes foi até Málaga para registrar uma igreja católica nunca antes vista. O fato realmente insólito não era apenas o seu tamanho, mas a sua localização: estava escondida dentro de um castelo construído por um médico aposentado que decidiu dedicar anos da sua vida a uma obsessão histórica muito particular.
Um castelo nascido de uma obsessão
Em 1987, quando a maioria das pessoas pensa em aproveitar a aposentadoria, o médico Esteban Martín Martín decidiu embarcar em uma empreitada muito mais improvável. Após décadas exercendo a profissão de ginecologista e cirurgião nos Estados Unidos, ele regressou a Espanha convencido de que a figura de Cristóvão Colombo não tinha recebido o reconhecimento que merecia. Assim, resolveu erguer com as próprias mãos um monumento que corrigisse essa ausência.
O que começou como uma ideia pessoal em um terreno de Benalmádena terminou se transformando em uma das construções mais estranhas e surpreendentes da Costa del Sol: um castelo contemporâneo que parece saído de outra época e que desafia qualquer tentativa de classificação arquitetônica.
Sete anos, três homens e nenhuma máquina
A magnitude do projeto torna-se ainda mais surpreendente quando se conhece a forma como foi construído. Entre 1987 e 1994, Martín trabalhou acompanhado apenas pelos pedreiros Juan Blanco e Domingo Núñez, erguendo o complexo praticamente à mão e seguindo técnicas inspiradas na Baixa Idade Média.
Sem grandes equipamentos nem financiamento ...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.