Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Temos uma maneira de melhorar a eficácia de tratamentos como Ozempic para perda de peso: enganando o metabolismo

Equipe descobriu novo mecanismo metabólico no fígado de camundongos Descoberta abre caminho para tratamentos aprimorados de perda de peso

5 mai 2025 - 11h18
(atualizado em 5/5/2025 às 14h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Nosso corpo não evoluiu para as vicissitudes da vida moderna. Durante grande parte da existência humana, permanecer vivo exigia, por exemplo, que nossos corpos reagissem à escassez de alimentos para evitar que nossa ingestão de energia se tornasse excessiva e esgotasse nossas reservas. No mundo contemporâneo, essa estratégia se tornou um inconveniente para muitos que desejam perder peso.

Um novo caminho

Agora, isso pode mudar graças a uma nova descoberta. Uma equipe de pesquisadores descobriu um mecanismo usado pelo fígado no consumo de açúcares e gorduras. Embora a descoberta ainda esteja limitada a modelos animais, a equipe acredita que ela tem potencial para ajudar a melhorar a eficácia de tratamentos para perda de peso e até mesmo diabetes.

Enfrentando o déficit

Perder peso parece simples: basta gastar mais calorias do que consumimos. No entanto, isso costuma ser complicado, pois nosso corpo é um gestor especialista em sua economia energética e sabe como reagir à escassez.

Quando estamos em uma situação prolongada em que reduzimos a ingestão de energia do nosso corpo, ou seja, consumimos menos calorias, nosso corpo reage reduzindo nosso consumo de energia. Para isso, ele tem uma ferramenta fundamental: desacelerar o metabolismo.

Isso implica, por exemplo, que após um período de dieta, podemos ver como o peso perdido diminui. Algo que afeta até mesmo pessoas que recorrem a medicamentos como Ozempic, Wegovy ou Zepbound.

Plvap

A equipe responsável pela descoberta, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

China está cada vez mais perto de superar a NASA em sua missão marciana e acaba de convidar outros países a se juntarem a ela

A China deu um passo além no reconhecimento facial: uma câmera que identifica rostos a 100 quilômetros

Anos atrás, detectamos um sinal estranho no centro da galáxia; e agora temos uma teoria: um novo tipo de matéria escura

Pesquisadores desmontaram as baterias da Tesla e da BYD para saber qual delas tem melhor desempenho

"Tão rápido quanto abastecer": BYD afirma já ter dois carros elétricos capazes de recarregar 400 km em cinco minutos

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade