Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Telescópio Hubble regitra imagem mostrando uma infinidade de outros mundos

2 out 2017 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

Daqui da Terra, nosso Sistema Solar já parece imenso o suficiente. Mas o espaço, que pode ser infinito, conta com uma imensidão de estrelas e planetas e outros objetos por aí que fazem com que o nosso sistema pareça ínfimo. Agora, o telescópio espacial Hubble, da NASA, acaba de registrar uma nova imagem mostrando tantos mundos que mal se pode contabilizá-los.

aglomerado de galáxias
aglomerado de galáxias
Foto: Canaltech

Cada um dos pontos brilhantes que vemos na imagem envoltos por uma camada difusa é uma galáxia repleta de estrelas, e os pontos desfocados mais ao fundo também são outras galáxias. Já o grande ponto brilhante no canto superior direito da imagem mostra a galáxia gigante NGC 4874, que é dez vezes maior do que a Via Láctea.

A imagem já é surpreendente o suficiente em um tamanho pequeno, mas, ao visualizá-la em sua resolução total, é possível descobrir ainda mais pontos que, na verdade, são galáxias ou aglomerados de estrelas. São tantas estrelas reunidas em uma só imagem que ainda não foi possível contabilizá-las em sua totalidade.

Ainda, cada uma das estrelas exibidas na imagem podem ter em sua órbita pelo menos um planeta, e cada um desses planetas pode ter pelo menos um satélite natural. Vale lembrar que sistemas estelares normalmente contam com vários planetas em sua órbita, e existem planetas com dezenas de luas (como é o caso de Saturno, com suas 53 luas conhecidas).

As galáxias exibidas na imagem do Hubble estão localizadas a mais ou menos entre 350 milhões e bilhões de anos-luz a partir da Terra.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade