Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se a IA "conversar" consigo mesma aprende mais rápido e gasta menos dados — estudo descobre como torná-la ainda mais inteligente e potente

Como se fosse uma "voz interna" digital

29 jan 2026 - 10h25
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Falar sozinho pode parecer um hábito estranho para os humanos, mas, para a inteligência artificial, essa pode ser a chave para uma evolução sem precedentes. Um estudo publicado em 28 de janeiro de 2026, por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST), no Japão, demonstrou que sistemas de IA aprendem de forma muito mais inteligente e adaptável quando utilizam o diálogo interno.

A pesquisa, publicada na revista Neural Computation (link no primeiro parágrafo), revela que essa "comunicação interna", quando combinada com uma memória de curto prazo (memória de trabalho), permite que as máquinas resolvam problemas complexos e alternem entre tarefas com uma facilidade surpreendente.

O segredo da "voz interna" digital

O estudo destaca que a aprendizagem não depende apenas da estrutura física do sistema, mas de como ele interage consigo mesmo. Ao ensinar a IA a "murmurar" internamente para organizar pensamentos, os pesquisadores alcançaram resultados superiores aos modelos tradicionais:

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade