OpenAI lança serviço de agentes de IA para atrair empresas
Por Deepa Seetharaman
SÃO FRANCISCO, 5 Fev - Seu próximo colega de trabalho pode ser gerado por inteligência artificial.
A OpenAI anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um serviço, chamado Frontier, para que empresas possam construir e gerenciar os chamados agentes de inteligência artificial, ou ferramentas de IA capazes de realizar tarefas específicas, como corrigir um bug de software.
A plataforma faz parte de um esforço mais amplo da OpenAI para conquistar o mercado corporativo de seus rivais -- principalmente da startup de IA Anthropic, que obtém a maior parte de sua receita de empresas. No ano passado, o presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, afirmou que o crescimento no segmento corporativo seria um "foco enorme" para sua empresa.
O mercado corporativo é apenas um dos muitos setores em que a OpenAI e a Anthropic estão competindo diretamente. Ambas as empresas estão se preparando para abrir o capital, um processo que as colocará em disputa pela atenção dos investidores.
As duas empresas também veicularão anúncios concorrentes durante o Super Bowl, a final da liga profissional de futebol americano. O anúncio da Anthropic parece ser uma crítica velada à decisão de seu concorrente de levar anúncios para o ChatGPT, algo que irritou a OpenAI na quarta-feira. Em uma publicação no X, Altman descreveu o anúncio da Anthropic como engraçado, mas "claramente desonesto".
Executivos da OpenAI afirmaram que o Frontier foi projetado para funcionar tanto com a infraestrutura preexistente de uma empresa quanto com agentes de IA desenvolvidos por terceiros.
Essa abordagem significa que as empresas podem adotar as ferramentas corporativas da OpenAI mais rapidamente do que seria possível de outra forma, disse Fidji Simo, que supervisiona as equipes de produto e negócios da OpenAI como CEO de aplicações da startup.
"Estamos dizendo que vamos construir uma camada de inteligência que ajudará todas as empresas a ativar agentes de uma maneira muito mais fácil", disse.