PUBLICIDADE

Nvidia planeja IA PCs com CPU ARM proprietária, GPU RTX 5000 e LPDDR6

NVIDIA está desenvolvendo AI PC totalmente proprietário, com CPU NVIDIA Blackhawk em ARM, novas GPUs Blackwell RTX 5000 e memórias LPDDR6 no mesmo SoC

24 mai 2024 - 04h09
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo rumor sugere que NVIDIA estaria desenvolvendo uma APU proprietária focada no mercado de AI PCs. Caso as informações se confirmem, ele vai combinar o novo processador NVIDIA Blackhawk baseado em arquitetura ARM — também utilizada nos chips Amazing Grace de servidores de IA —, GPU NVIDIA Blackwell RTX 5000 e memórias embarcadas LPDDR6 em um mesmo SoC.

Foto: NVIDIA / Divulgação / Canaltech

Apesar de ainda não haver confirmação oficial, os rumores estariam alinhados com parcerias recentes da NVIDIA, como com a MediaTek para fabricar os chips NVIDIA Blackhawk, e Dell, uma das marcas a oferecer AI PCs NVIDIA já em 2025.

A NVIDIA vem reforçando o potencial latente de IA de virtualmente qualquer PC equipado com placas de vídeo GeForce RTX, disponíveis no mercado desde 2018, independente da presença de NPUs.

Muito mais potencial para IA

Isso porque, praticamente toda a infraestrutura e ecossistemas de processamento de IA atual são baseados em CUDA e nos núcleos Tensor. Tanto por isso, mesmo os notebooks equipados com placas GeForce RTX série 2000 em diante com ao menos 8 GB de VRAM já oferecem excelente desempenho em tarefas de IA. 

Sendo assim, um SoC NVIDIA 100% proprietário, com iGPUs RTX 5000 e projetado sob medida para essas aplicações, teria potencial teórico para superar com bastante folga mesmo os novos Copilot+PC com Snapdragon X Elite de 45 TOPS.

Inclusive, essa é justamente uma das vantagens de lançar os AI PCs da NVIDIA com placas de vídeo integradas, e não discretas. Apesar de utilizar memória compartilhada do sistema, a maioria dos novos AI PCs estão chegando com 16 GB ou 32 GB de RAM LPDDR5, dando uma enorme margem de memória disponível para as iGPUs trabalharem durante o processamento de IA e modelos LLM.

Ao introduzir memórias LPDDR6, com mais que o dobro das taxas de transferência em relação ao padrão atual, o desempenho potencial aumenta exponencialmente. Dessa forma, placas GeForce RTX Blackwell integradas, com muito mais que 8 GB de memória disponível para alocar processamento local de IA, e taxas de transferência muito superiores, pode garantir que os AI PCs NVIDIA, já no seu lançamento, tornem obsoletos praticamente todo o lineup das soluções Intel, AMD e Qualcomm.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade