PUBLICIDADE

Galaxy A55 | 5 coisas que você precisa saber antes de comprar

Canaltech lista os principais pontos para você saber sobre o Galaxy A55, o mais avançado celular intermediário da Samsung

14 jun 2024 - 20h54
(atualizado em 15/6/2024 às 00h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais avançado intermediário da Samsung, o Galaxy A55 é um celular equilibrado com aspecto e experiência premium. Mas há alguns pontos sobre o smartphone que geram dúvidas, e você precisa saber sobre eles antes de comprar. O Canaltech listou os cinco principais e explica a seguir.

Foto: Ivo Meneghel Jr/Canaltech / Canaltech

[oferta_zoom]

1. O Galaxy A55 é melhor que o A54

O Galaxy A55 tem algumas melhorias em desempenho, bateria e câmeras, quando comparado ao seu antecessor. Apenas a tela tem pouca diferença, enquanto o restante traz bons saltos. Em resumo, o novo modelo é melhor do que o Galaxy A54, e vale a pena investir nele.

A 'Key Island', pequena protuberância que contém os botões físicos do Galaxy A55 (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
A 'Key Island', pequena protuberância que contém os botões físicos do Galaxy A55 (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

O desempenho fica claro no uso do dia a dia. Sem engasgos e com mais poder de processamento, o Galaxy A55 entregará mais tempo de boa experiência nas tarefas mais comuns. Isso fica claro ao comparar pontuação no AnTuTu, que foi de mais de 725 mil pontos. O Galaxy A54 passou pouco dos 500 mil pontos, ou seja, seu sucessor teve um salto de 50%.

A bateria também ficou melhor, com autonomia estimada de 24 horas, segundo o teste do Canaltech. O A54 ficou perto de 21,5 horas, ou seja, seu sucessor aguenta quase um dia e meio longe da tomada em uso normal.

Por fim, as câmeras têm melhorias visíveis principalmente na ultrawide e na macro. Mas é nas fotos noturnas que o salto é maior, com fotos mais claras e com menos ruídos no A55. Tudo isso sem perder o aspecto de foto com pouca luz.

Além disso, o A55 tem quadro lateral em alumínio, um material mais durável do que o plástico do antecessor. No entanto, ambos possuem a mesma certificação IP67, com proteção contra poeira e até 1 metro de submersão em água por 30 minutos.

2. Bons recursos extras

Além da certificação IP67, o Galaxy A55 tem leitor de impressão digital sob a tela e NFC para pagamento por aproximação. Ou seja, o aparelho tem proteção contra poeira e água em um nível maior do que a maior parte dos seus concorrentes, que muitas vezes contam apenas com IP54 — alguns não têm nem isso.

Tela do Galaxy A55 tem painel Super AMOLED (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Tela do Galaxy A55 tem painel Super AMOLED (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

O leitor de impressão digital na tela é uma questão mais pessoal, tem gente que prefere na lateral. Mas é um bom sensor, com leitura veloz e fica fácil de alcançar quando o celular está em uma mesa.

Por fim, o NFC é obrigatório nessa categoria, e está presente. Junto a outros recursos que a Samsung oferece em quase todos os seus smartphones, como o Always on Display, que mostra relógio e ícone de notificações na tela o tempo todo. E a tela edge, com atalhos para apps e tarefas em um painel que você arrasta do canto do display.

3. O A55 não tem Galaxy AI

Apesar de ter quase tudo o que os topo de linha da Samsung oferecem, o modelo intermediário fica atrás em um quesito: nada de Galaxy AI. Ao menos nada confirmado até o momento.

Ou seja, não há previsão para a inteligência artificial chegar ao smartphone da linha Galaxy A. Se você quer aproveitar funções como circular para buscar, resumos de páginas da web e afins, não tem como fugir dos modelos da linha premium.

4. 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento

A quantidade de memória do Galaxy A55 pode variar em dois modelos. Ambos trazem 8 GB de RAM, com possibilidade de ativar a RAM Plus. E o mais básico tem 128 GB de armazenamento interno, contra 256 GB do modelo mais parrudo.

É uma boa quantidade de memória RAM, e o aparelho dificilmente pedirá mais. Ou seja, não há necessidade de ativar o recurso de RAM extra no Galaxy A55.

Galaxy A55 é um celular intermediário equilibrado com aspecto e experiência premium (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Galaxy A55 é um celular intermediário equilibrado com aspecto e experiência premium (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

Já o armazenamento, há celulares mais baratos que já têm 128 GB de espaço interno. Não é um trunfo no intermediário premium da Samsung, mas também não é algo que possa ser considerado um ponto fraco. E existe a opção mais parruda, caso você precise de mais gigabytes para guardar seus apps, fotos e arquivos.

5. Receberá atualizações até 2029

Com o Android 14 sob a One UI 6.1 de fábrica, o Galaxy A55 já sai da caixa com a versão do sistema operacional e interface mais atualizados até agora. E a Samsung promete liberar até quatro anos de updates de sistema, além de cinco anos de pacotes de segurança para o dispositivo.

Ou seja, o A55 ficará seguro até o ano de 2029. E deve receber até a versão 18 do Android, considerando que o Google siga a contagem de um em um a cada ano.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade