PUBLICIDADE

Antonov AN-124, o maior avião de cargas, pousa no Brasil

O Antonov AN-124, o maior avião de cargas no mundo, pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos neste sábado (15). Confira as imagens da descida da aeronave

16 jun 2024 - 03h48
(atualizado em 17/6/2024 às 18h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O maior avião cargueiro do mundo pousou no Brasil neste sábado (15). Após uma escala de reabastecimento em Cabo Verde, a aeronave Antonov AN-124, operada pela ucraniana Antonov Airlines, desceu ao Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP). 

Foto: Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 / Canaltech

O Antonov AN-124 decolou do Aeroporto Internacional Malpensa, na Itália, e depois fez a breve parada em Cabo Verde. O pouso em Campinas aconteceu às 11h45 e foi acompanhado por uma multidão nas proximidades do aeroporto, ansiosa para ver a chegada da aeronave

Dizer que este é um gigante da aviação não é exagero. O Antonov AN-124 mede 69 m de comprimento, tamanho equivalente ao lado menor de um campo de futebol, e sua altura de 21 metros equivale à de um prédio de 6 andares. Já a envergadura (distância entre as pontas das asas) é de 73 metros. 

Confira a chegada do avião no Aeroporto Internacional de Viracopos:

Não pense que o Antonov AN-124 impressiona só no tamanho. Esta aeronave é capaz de transportar até 150 toneladas de cargas, o equivalente ao peso de 10 ônibus — hoje, a vasta capacidade é usada principalmente no transporte de máquinas e produtos de mineração.

Desta vez, o Antonov AN-124 desceu vazio ao solo brasileiro, mas não vai ficar por muito tempo. O veículo vai receber uma peça de uma indústria metalúrgica do Paraná, e vai decolar na madrugada do domingo (16) para levá-la ao Chile.

Fonte: G1

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade