Mudanças à vista: PayPal quer deixar de ser apenas sistema de pagamentos e se tornar banco
A empresa apresentou uma solicitação formal às autoridades dos Estados Unidos para criar o PayPal Bank
O PayPal solicitou autorização à Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) e ao Departamento de Instituições Financeiras de Utah para criar uma empresa de empréstimos industriais com sede em Utah. Esse tipo de entidade pode conceder empréstimos, manter depósitos assegurados pela FDIC e ser propriedade de uma instituição não financeira.
Segundo declarou o CEO do PayPal, Alex Chriss, "obter capital continua sendo um obstáculo significativo para pequenas empresas que buscam crescer e expandir". A criação do PayPal Bank reduziria a dependência de terceiros para oferecer financiamento, melhorando a eficiência operacional. De acordo com a empresa, desde 2013, o PayPal já facilitou mais de 30 bilhões de dólares em empréstimos e capital para mais de 420 mil contas empresariais ao redor do mundo.
Um contexto regulatório favorável
Essa iniciativa do PayPal ocorre em um momento de abertura regulatória nesse setor durante a administração Trump. Conforme reporta a Bloomberg, na semana passada, cinco plataformas de criptomoedas, incluindo Ripple e Circle, receberam aprovação preliminar para criar bancos nacionais de trust. Até alguns anos atrás, essa aprovação era percebida como um processo complicado.
O PayPal se junta a uma onda de empresas de tecnologia financeira que buscam se tornar instituições bancárias regulamentadas. Segundo o Financial Times, o brasileiro Nubank e a exchange de criptomoedas Coinbase solicitaram licenças bancárias neste ano.
Curiosamente, outras empresas que, a...
Matérias relacionadas
Os idosos e 28% da Geração Z têm algo em comum: acreditam que o banco pede senha pelo WhatsApp
O CEO da Nvidia ousa dizer em voz alta o que o mundo inteiro pensa sobre a China
Ferramenta de trabalho? Apenas 30% do uso do ChatGPT é para fins profissionais