Metanol: entenda o que é essa substância, o que ela causa no corpo e 4 sinais para identificar antes do primeiro gole
A ingestão de pequenas doses de metanol pode provocar cegueira, coma e até a morte
No último mês, ao menos 22 casos envolvendo intoxicação por metanol foram registrados na cidade de São Paulo. O mais surpreendente é que a grande maioria dos casos envolvem a ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. Segunda-feira (29/9), foi confirmada a terceira morte por suspeita de intoxicação da substância. A notícia causou um alarde na população, gerando dúvidas sobre o que é essa substância e quais são os efeitos no corpo. A seguir, veja para que serve e descubra como identificar bebidas adulteradas.
O que é metanol?
O metanol, conhecido também como álcool metílico, é um composto orgânico da família do álcool com fórmula química CH₃OH. Ou seja, é formado por um átomo de carbono, três de hidrogênio e uma hidroxila (OH), sendo um composto químico tóxico, líquido e inflamável. Produzido predominantemente a partir do gás natural, o metanol pode ser usado como anticongelante, solvente e até produção de plásticos, tintas, revestimentos e biodiesel.
O metanol é uma substância tóxica e pode ser fatal
Diante a utilidade do metanol, já dá para ter uma ideia que esse é um composto tóxico e perigoso para a saúde. Assim, por ser uma substância com alta toxicidade, o metanol não deve ser consumido em nenhuma hipótese. Quando isso acontece, a substância é metabolizada pelo organismo em produtos tóxicos, como o formaldeído e ácido fórmico, podendo causar cegueira, coma e até a morte, como as que aconteceram em São Paulo. A grande questão é que o metanol possui a aparência e o sabor ...
Matérias relacionadas
Empresário construiu mega mansão sem permissão e vizinhos conseguiram que a prefeitura a demolisse
As velhas pás dos moinhos de vento encontram um novo propósito: conter a desertificação na China
Cidade peruana recém-descoberta pode mudar a história da América Latina