Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A inteligência artificial acaba de descobrir algo sobre nossas impressões digitais, e isso pode revolucionar nossa segurança e investigações

Um estudo inovador realizado com o auxílio de inteligência artificial acaba de derrubar nossas suposições sobre impressões digitais

4 fev 2026 - 12h19
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Todos nós crescemos com essa certeza absoluta, martelada por especialistas na televisão e em livros de criminologia: cada dedo da nossa mão tem uma impressão digital única, diferente de todas as outras.

Essa tem sido a base da ciência forense por mais de um século. No entanto, uma IA acaba de abalar essa ideia. Ao analisar dezenas de milhares de impressões digitais com uma abordagem inovadora, pesquisadores descobriram semelhanças estruturais entre os diferentes dedos da mesma pessoa, invisíveis ao olho humano, mas óbvias para a máquina.

IA decifra o código dos nossos dedos

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Columbia e da Universidade de Buffalo desafiou essa premissa ao publicar seu estudo na revista Science Advances. Para obter esses resultados, eles treinaram uma IA com um banco de dados de 60 mil impressões digitais. Mas, em vez de copiar o método humano, a máquina desenvolveu sua própria estratégia.

Por um século, os especialistas se concentraram em "minúcias": aqueles pequenos detalhes, como uma linha que termina ou se divide em nossos dedos. Esses pontos são completamente aleatórios de um dedo para outro.

A IA, no entanto, deu um passo atrás para analisar a estrutura geral: o ângulo das curvas e a orientação das cristas no centro do dedo. Descobriu que, em um mesmo indivíduo, todos os dedos compartilham uma estrutura comum, como se a mesma assinatura estivesse escrita em nossas mãos.

Os resultados estatísticos dessa abordagem são impressionantes:

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade