Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inovação

Vettel, Ney Matogrosso, IA e doideira tecnológica: os eventos imperdíveis do Rio Innovation Week

Um dos principais eventos de tecnologia e inovação do País começa nesta terça com programação parruda; 'Estadão' selecionou o que vale acompanhar

11 ago 2025 - 09h10
Compartilhar
Exibir comentários

Vivemos em tempos de mudanças profundas permeadas pela tecnologia. A inteligência artificial (IA) já molda diferentes aspectos da vida e ainda não é possível determinar a profundidade das transformações, incluindo os impactos no clima, na economia, nos negócios, no trabalho, nas artes, no comportamento e na saúde.

São reflexões que o Rio Innovation Week (RIW), um dos principais eventos de tecnologia e inovação do País, pretende abordar durante os seus quatro dias. A conferência, que começa nesta terça, 12, e vai até sexta, 15, no no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, planeja um olhar ético e reflexivo sobre o desenvolvimento tecnológico. O Estadão é parceiro de mídia do RIW, e fará uma cobertura completa, com programas em vídeo, entrevistas, boletins na Rádio Eldorado, relatos das principais palestras, além de marcar presença com estúdio.

Durante os quatro dias, as 185 mil pessoas que devem circular pelo RIW tem uma missão: tentar acompanhar as centenas de palestras que ocorrem quase simultaneamente, trazendo artistas, pensadores, futuristas, startups, influenciadores, investidores, ativistas e grandes empresas. Não é uma tarefa simples, mas o Estadão selecionou os eventos imperdíveis da atual edição. Veja abaixo.

Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, começa nesta terça
Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, começa nesta terça
Foto: Rio Innovation Week/Divulgação / Estadão

Futuro

Evento de tecnologia de respeito precisa ter futuristas, gente cuja visão e previsões parecem alcançar um horizonte muito distante de nossas rotinas. Neste ano, o RIW terá dois dos mais conhecidos futuristas do mundo: Amy Webb e Peter Diamandis.

Amy é fundadora e presidente executiva do Future Today Institute e autora de um relatório anual de tendências que é analisado no mundo todo por ser uma espécie de guia para o futuro.

Nas últimas duas edições, ela enfatizou como vivemos um "superciclo de inovação" que deve mudar para sempre a Humanidade. Ao contrário de outras revoluções, como a industrial ou elétrica, esta nova onda é turbinada por três tecnologias: inteligência artificial, aparelhos conectados e biotecnologia. Ela também afirma que sistemas de "inteligência viva" vão superar os humanos em termos de raciocínio, trabalho e, potencialmente, inteligência. A palestra dela, em formato de bate-papo com Erick Bretas, CEO do Estadão, ocorre na quinta, 14, às 11h30.

Peter Diamandis, fundador da Singularity University, fala no mesmo dia, mas um pouco mais tarde: às 18h30. Há mais de 40 anos, Diamandis tenta entender quais são as tecnologias vão moldar o mundo — sempre com muito otimismo.

Ele se envolveu com projetos que vão de exploração espacial, incluindo a mineração de asteroides, a comunicação p2p. Atualmente, ele tem dois focos: IA e longevidade. Recentemente, ele afirmou que a obrigação de todos é "não morrer de algo idiota", pois os avanços na ciência e na tecnologia permitirão todos a uma vida mais longa e saudável.

Ao Estadão, ele já disse: "O mundo será quase irreconhecível até 2038?. No palco do RIW, ele planeja contar o que muda nos próximos anos.

Ética

Em uma era em que a tecnologia virou pilar de uma nova guerra fria entre EUA e China, e que empresas pressionam para o uso desregulado de dados e algoritmos, a ética virou o principal ponto de debate do RIW.

Há palestras sobre ética na IA, nos negócios, na educação entre outras. O ponto alto da programação será a participação do o prêmio Nobel da Paz Denis Mukwege, que terá duas palestras na programação, ambas no dia 14. A primeira, às 16h, ele vai falar sobre sua trajetória de vida e os desafios que testemunhou. Na segunda parte, as 17 ele vai ter uma conversa com a ativista Graça Machel em uma discussão filosófica que promete muita reflexão. O tema central é: o que dá sentido à vida?

Clima

Como pode alguém que fez fama e fortuna em uma indústria associada ao deterioramento ambiental pode falar sobre mudança climática e engajamento social? É isso o que público vai descobrir na primeira grande palestra do RIW, no dia 12, às 11h30, que vai receber o tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, para falar não apenas do que viveu no esporte, mas como agora vive engajado nas causas verdes.

A presença de Vettel é uma mensagem a todos: a transformação verde, seja qual for a indústria, é possível. Durante todo o evento startups, empresas e governos vão discutir o papel da tecnologia e como ela pode ser aliada em um mundo ameaçado por mudanças climáticas.

Gunter Pauli, economista, empreendedor e autor de "A Economia Azul", conhecido mundialmente por propor soluções baseadas nos ecossistemas naturais, e o ator Mateus Solano são outros nomes de destaque na programação.

Futuro do trabalho

Perderemos nossos empregos para IA ou turbinaremos nossa eficiência? Como trazer a tecnologia para rotinas profissionais e garantir retornos? Trabalhadores e empresários vivem se perguntando o impacto dos algoritmos. E algumas das principais vozes do mundo oferecerão respostas no RIW.

Entre eles estão Ian Beacraft, futurista e fundador da consultoria Signal and Cipher, que acaba de abrir escritório no Brasil, John Maeda, especialistas em IA e design da Microsoft, e Neil Redding, fundador e CEO da consultoria Redding Futures.

Redding fala no dia 14 às 19h30. Beacraft fala nos dias 14 (16h30) e 15 (16h), enquanto Maeda fala no dia 13 às 19h em uma palestra que promete surpreender e juntar culinária e IA. Será que sai um morango do amor por algoritmo?

IA

É impossível não falar de IA, certo? Dois dos principais nomes do setor atualmente estarão representados no RIW: OpenAI e Nvidia. Nicolas Andrade, primeiro funcionário da startup de Sam Altman no Brasil, fala no dia 12 às 18. Será a primeira vez que ele vai falar após o lançamento do GPT-5 e deverá apresentar os planos da empresa para o País. Já o representante da companhia de Jensen Huang será Marcio Aguiar, diretor da divisão de negócio da gigante, que deve apresentar um panorama da América Latina. Ele fala no dia 13 às 15h.

Além disso, conversas sobre agentes de IA, pequenos modelos de linguagem (SLMs), tutores educacionais vão permear os quatro dias de evento. Áreas como saúde, energia, diversidade e artes vão se debruçar sobre os desafios e potenciais da tecnologia.

Artistas, influenciadores e muito mais

No RIW, será possível também descobrir um outro lado de artistas e influenciadores, que vai além do que o público está acostumado a acompanhar.

Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, Adriane Galisteu e Manuela Cit são alguns dos nomes a destacar a inovação na criatividade e no empreendedorismo.

Informações sobre o Rio Innovation Week 2025

  • Data: 12 a 15 de agosto de 2025;
  • Horário: 10:00 às 21:00;
  • Local: Pier Mauá, Av. Rodrigues Alves, 10 - Praça Mauá, Rio de Janeiro;
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade