IBM afirma que encontrou caminho para computador quântico funcional até 2029
Expectativa é que computadores quânticos irão além dos computadores tradicionais, sendo capazes de atuar em questões como criação de novos materiais, desenvolvimento de novos remédios e solução de operações financeiras
A IBM anunciou em junho que está no caminho para desenvolver um computador quântico funcional para a solução de problemas reais até 2029, ano em que a empresa projeta que terá em funcionamento o processador Starling - que deverá ter 200 qubits lógicos e será capaz de solucionar mais de 100 milhões de operações quânticas.
Enquanto na computação clássica de PCs e smartphones o bit pode ser processado por 0 ou por 1, na computação quântica as informações são armazenadas e processadas por qubits, ou bits quânticos. O qubit expressa o 0 e o 1 ao mesmo tempo por um fenômeno chamado superposição.
A expectativa é que computadores quânticos irão além dos computadores tradicionais, sendo capazes de atuar em questões como criação de novos materiais, desenvolvimento de novos remédios e solução de operações financeiras. Mas solucionar os erros nessas máquinas se tornou o principal obstáculo para a sua viabilidade. Enquanto parte dos pesquisadores trabalham no método de qubit lógico, os pesquisadores da IBM não acham que esse é um caminho viável e estudam algoritmos chamados qLDPC, sigla em inglês para códigos quânticos de verificação de paridade de baixa densidade.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a reportagem completa, disponível neste link.
