Golpe mudo? Veja como funciona o golpe em que criminosos utilizam a voz das vítimas para enganar outras pessoas e como se proteger
Criminosos ligam para vítimas para clonar sua voz e utilizar em golpes contra familiares e amigos
Você já recebeu uma ligação e, ao atender, ninguém falou nada do outro lado da linha? Esse é um caso que tem acontecido com bastante frequência no Brasil. Inicialmente, pode parecer uma ligação recebida por engano. Mas, infelizmente, é bem provável que essa ligação não seja inofensiva quanto você pensa. Esse tipo de ligação faz parte de uma espécie de "golpe mudo", em que o receptor atende a chamada e sua voz é "roubada" para enganar os outros. A seguir, saiba como identificar o golpe e o que fazer para se proteger.
Como funciona o golpe de ligação muda?
Conhecido como golpe da ligação muda ou roubo da voz, a tática tem por finalidade extorquir familiares ou conhecidos da vítima. Mas como funciona o modo operandis desse crime? Ele apresenta duas fases principais. A primeira consiste na captura da voz de quem está recebendo a chamada (vítima), enquanto a segunda envolve a tentativa de extorsão usando sua própria voz da vítima.
Funciona assim: o criminoso liga para a vítima por um número desconhecido que parece ser de bancos ou de instituições do governo. Mas, ao atender, a vítima não recebe uma resposta imediata, então continua falando até receber uma devolutiva. Contudo, o que ela não sabe é que por trás da chamada existe um criminoso que sabe exatamente o que está fazendo. Enquanto a vítima tenta receber contato, uma ferramenta de inteligência artificial está captando o que ela está dizendo.
E é exatamente disso que eles precisam para pular para a ...
Matérias relacionadas
Celular Wall-E? Robot Phone, conceito da Honor, tem câmera dobrável como se fosse um gimbal