EUA precisavam de aeronaves à prova de bombas nucleares no auge da Guerra Fria e construíram a maior estrutura de madeira do mundo: um prédio de 12 andares sem um único prego
A Guerra Fria deixou diversas invenções e estruturas marcantes. Por exemplo, o UT-5000 soviético, um túnel de destruição onde a URSS testava se seus carros e veículos poderiam resistir a armas nucleares. Por outro lado, os EUA também investiram em maravilhas militares e técnicas únicas durante esse período.
É o caso do ATLAS-I, que ainda é a maior estrutura de madeira do planeta sem o uso de nenhum elemento metálico. Seu propósito era semelhante: foi construído para testar se as aeronaves da Marinha dos EUA suportariam o pulso eletromagnético de uma detonação nuclear.
Gigante de madeira sem elementos metálicos
O ATLAS-I (ou Simulador de Aeronaves de Transmissão do Laboratório de Armas da Força Aérea) foi construído entre 1972 e 1980, próximo à Base Aérea de Kirtland, em Albuquerque (Novo México). Esteve ativo até a dissolução da URSS em 1991, mas a estrutura permanece de pé, embora abandonada. É possível visualizá-la no Google Maps.
O ATLAS-I tem cerca de 180 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares, e aproximadamente 305 metros de comprimento. Sua maior peça é a plataforma de suporte, onde os aviões eram posicionados para os testes de pulso eletromagnético (PEM).
Toda a estrutura foi concebida inteiramente em madeira, com técnicas especiais para evitar o uso de pregos ou outros elementos metálicos de fixação. Foram utilizadas peças de madeira laminada, unidas com cola industrial e parafusos de fibra.
Por que madeira e sem pregos?
O maior desafio ...
Matérias relacionadas
Uma gangue organizada de macacos criou o negócio perfeito em Bali: mangas para o seu iPhone.
Criador do Tibia ainda se lembra do seu primeiro jogador. "Todos corremos para o computador"