Nova tecnologia da NVIDIA chama-se DLSS 4.5 e parece mágica: ela pode multiplicar o desempenho da GeForce RTX 50 por seis
Não se trata de uma mera iteração progressiva, mas sim de uma revisão profunda das tecnologias de base; NVIDIA promete rodar jogos com Path Tracing completo em 4K e com taxa de atualização sustentada de 240 Hz reais.
Nesta CES 2026, a NVIDIA se esqueceu de... Hardware, mas não inovação. Claro, se há uma palavra que resume seu compromisso para este ano, é IA. Gostemos ou não das técnicas de reconstrução de imagem por inteligência artificial usadas pelas GPUs mais recentes, a realidade é que elas vieram para ficar e, se você gosta de desfrutar de jogos com a melhor qualidade possível e em alta resolução, mais ainda.
Isso porque as GeForce RTX 50 são as porta-estandartes (mas não as únicas) da mais recente tecnologia da NVIDIA, que já começou a ser distribuída: Deep Learning Super Sampling 4.5, ou DLSS 4.5 para abreviar, a sucessora do DLSS 4. Embora as placas gráficas da última geração sejam as que mais se beneficiam da nova tecnologia, também existem inovações compatíveis com as séries anteriores. Com o DLSS 4.5, a NVIDIA promete jogos em 4K a 240Hz com ray tracing graças à IA.
Aliás, a NVIDIA detalha que mais de 250 títulos já são compatíveis com o DLSS 4.0 e que os jogos mais ambiciosos de 2026, como 'Resident Evil Requiem' ou 'Pragmata', também serão compatíveis com o DLSS 4.0.
Os segredos do DLSS 4.5
O DLSS surgiu na primeira geração de GPUs GeForce RTX com um objetivo: permitir que desfrutássemos de jogos com FPS mais altos, mesmo com configurações exigentes e, de quebra, com ray tracing ativado. Com o DLSS 4.0, a NVIDIA conseguiu liberar a placa de vídeo de parte do processamento gráfico, priorizando o aumento do FPS sem comprometer a qualidade.
O DLSS 4.5 vai além, prometendo jogos com ...
Matérias relacionadas