Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Escócia mantém anomalia única na Europa desde a Idade Média: terras estão nas mãos de apenas 421 proprietários

Apenas 421 proprietários controlam cerca de 50% das terras rurais privadas na Escócia; Estrutura herdada do feudalismo sobreviveu a reformas, guerras e revoluções que transformaram o resto da Europa.

11 jan 2026 - 12h09
(atualizado às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Enquanto todos observam o poder digital e financeiro se concentrar nas mãos de um punhado de milionários no Vale do Silício, a Escócia se destaca por algo muito mais físico, mas que serve como exemplo de que essa concentração de poder em poucas mãos ocorre há séculos: a terra. Apenas 421 proprietários de terras controlam cerca de 50% das terras rurais privadas do país. É um número difícil de encontrar em outros lugares e torna a Escócia praticamente única na Europa.

O que impressiona não é apenas a concentração de terras em poucas mãos, mas sua persistência. Enquanto grande parte do continente fragmentou a propriedade após revoluções, reformas agrárias ou guerras, a Escócia chegou ao século XXI com uma estrutura territorial que praticamente não mudou em séculos, mantendo, porém, sua estrutura feudal.

Anomalia com raízes históricas

A chave para essa anomalia territorial está intrinsecamente ligada à sua história. A Escócia nunca experimentou uma ruptura radical com seu sistema de grandes propriedades. O poder dos clãs tribais, primeiro, e da aristocracia rural, depois, consolidou enormes extensões de terra sob um único proprietário. Enquanto outros países europeus redistribuíam terras entre seus cidadãos, na Escócia o direito à propriedade permaneceu quase intacto.

Estudos históricos revelam que, no final do século XIX, a terra estava concentrada em poucas mãos, e a chegada do Estado moderno não alterou substancialmente esse mapa. O resultado é que a Escócia entra no século XXI ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Um usuário usou o ChatGPT para comer no McDonald's de graça por quase um ano: seu truque foi um pedido simples

OpenAI enfrenta problema sério na China: modelos locais têm mesmo desempenho da concorrência e são muito mais baratos

Trabalhador sofreu ataque cardíaco, foi internado na UTI e demitido: três juízes emitiram três pareceres diferentes

Após 50 anos, LEGO finalmente incorpora tecnologia em seus blocos para dar vida a eles: este é o Smart Brick

Este jabuti passou quase uma década preso sob o piso de uma casa e agora está voltando à natureza após reabilitação

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade