Script = https://s1.trrsf.com/update-1754487910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eletrônicos

Governo quer fazer testes de 'apagão analógico' em 2013

4 set 2012 - 18h33
(atualizado às 19h25)
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de São Paulo

O governo federal pretende encerrar, no segundo semestre de 2013, a transmissão do sinal analógico de TV em algumas cidades brasileiras, como uma espécie de teste para verificar se o Brasil está preparado para migrar para o sistema de TV digital até 2016, disse nesta terça-feira o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

"Nós pretendemos, em 2013, fazer dois ou três testes em algumas cidades, fazer toda a transição para o digital, fazer o chamado 'apagão analógico', e passar a transmitir só no digital, para ver as reais condições e a forma que a população vai reagir nestas cidades, e corrigir as falhas onde houver", explicou o ministro, após participar da inauguração do novo data center da Telefônica|Vivo, em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.

O prazo para o Brasil adotar integralmente o sistema de TV digital é até julho de 2016, e os testes seriam uma forma de prevenir um apagão generalizado daqui a quatro anos. De acordo com Bernardo, a ideia é fazer esse "apagão" piloto em alguns municípios de pequeno, médio e grande porte, mas o governo ainda está selecionando as localidades e ainda estuda a data para avisar sobre o teste.

Ainda segundo o ministro, nestas localidades, a transmissão analógica só deve ser retomada caso a população demonstre não estar preparada para receber sinal digital, o que poderá ser verificado a partir de reclamações ou caso haja uma corrida às lojas por aparelhos digitais ou adaptadores.

Mas apesar de o Brasil ter um prazo fixo para digitalizar a transmissão de TV - julho de 2016 -, o governo poderá flexibilizar esse prazo em algumas regiões, se achar necessário, informou Paulo Bernardo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra