A prova da ambição da China não é um míssil, um mineral ou um satélite, e sim os cinco quebra-gelos que a Rússia e os EUA não esperavam
Para a China, aumentar sua presença na região lhe dá a capacidade de influenciar um espaço historicamente dominado por estados do Ártico e membros da OTAN.
Em março, uma daquelas notícias que repercutem no cenário geopolítico foi divulgada. A Rússia anunciou sua decisão de fincar sua bandeira no Ártico com uma usina nuclear flutuante. E se alguma nação, e muito menos os Estados Unidos, quisesse fazer uma declaração, estava muito atrasada. A questão subjacente era puramente numérica: a frota de Moscou ostentava oito quebra-gelos "nucleares".
E de repente, a China apareceu.
Desdobramento sem precedentes
Os Estados Unidos, por meio do NORTHCOM e do NORAD, estão monitorando a presença simultânea de cinco quebra-gelos chineses operando em águas internacionais no Ártico, ao largo do Alasca, um número duas vezes e meia maior que a capacidade atual da Guarda Costeira dos EUA na região.
Os navios, em sua maioria navios de pesquisa como o Xue Long 2, o Ji Di e o Zhong Shan Da Xue Ji Di, foram interceptados ou sobrevoados por ativos americanos como parte da Operação Sentinela da Fronteira , que visa combater atividades hostis, proteger interesses soberanos e promover o respeito ao direito marítimo internacional. A mobilização faz parte de uma tendência de três anos de aumento da atividade chinesa no Ártico, facilitada pelo derretimento do gelo que abre rotas como a "Rota do Norte", o eixo da estratégia chinesa da "Rota da Seda Polar" para encurtar a viagem marítima até a Europa em cerca de 4.600 km.
Capacidades no Ártico e a lacuna
Sim, apesar de não ser um estado ártico, a China já opera pelo menos cinco quebra-gelos e planeja ...
Matérias relacionadas
Um novo membro dos Vingadores é tão poderoso que até a Marvel o declara um deus
O sonho de perder peso com pílulas está chegando: a ótima alternativa ao Ozempic é o GLP-1
Largou tudo e foi recomeçar a vida: o que faz japoneses desaparecerem sem deixar rastros?