O Japão está sendo inundado por hordas de turistas estrangeiros; por isso, o país começou a oferecer voos gratuitos para eles
Uma companhia aérea do país quer incentivar os turistas a viajar para além de Tóquio, oferecendo passagens gratuitas. No primeiro semestre do ano, o país recebeu 21,5 milhões de visitantes estrangeiros, um novo recorde.
O Japão está inundado de turistas. Só no primeiro semestre do ano, recebeu 21,5 milhões de visitantes estrangeiros, 21% a mais do que no mesmo período de 2024. É muito. Muito mesmo. O suficiente para tornar o turismo excessivo um tema prioritário de debate e impulsionar o partido de extrema direita Sanseitō, que conseguiu se destacar nas eleições de julho com o slogan "Japão em Primeiro Lugar". O problema é que, longe de se espalhar por todo o país, essa onda de visitantes se concentra em certas áreas superlotadas.
Há quem queira resolver isso oferecendo voos aos turistas.
O que aconteceu?
A Japan Airlines (JAL), uma das principais companhias aéreas do Japão, teve uma ideia peculiar para tornar os destinos lotados do país mais suportáveis para turistas estrangeiros: oferecer passagens aéreas. Literalmente.
A ideia é oferecer voos gratuitos a estrangeiros que visitam o Japão, incentivando-os a ir além de Tóquio ou Osaka e explorar lugares menos conhecidos como Sapporo , Naha ou Hakuba. O objetivo é duplo: aliviar a pressão sobre as áreas mais movimentadas do país e, no processo, dar aos estrangeiros um pequeno incentivo para visitar lugares que, de outra forma, nunca incluiriam em seus itinerários.
O que eles estão propondo?
A primeira coisa a esclarecer é que esta não é uma campanha nova. A Aviation Wire já havia falado sobre isso em outubro de 2024, mas com o turismo de massa no centro do debate e o Japão se tornando um dos destinos mais procurados do mundo, a campanha...
Matérias relacionadas
Menina de 11 anos vira multimilionária ao inventar caneca que transforma vida de avô com Parkinson