Dropbox altera seus Termos de Serviço e provoca desconfiança
O Dropbox atualizou no último dia primeiro seus Termos de Serviço (TOS, na sigla em inglês) e acabou despertando muita desconfiança por parte de seus usuários em blogs e no Twitter. Entretanto, lendo os TOS, fica claro que o que houve realmente foi uma confusão por parte dos usuários.
Ao utilizar um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem - assim como tantos outros disponíveis no mercado - o usuário deve permitir que o site tenha acesso a seus arquivos, a fim de armazená-los. No Dropbox, existe a opção de transferir arquivos para um diretório Público, que facilita o compartilhamento destes arquivos com outros usuários.
Porém, em uma atualização de seus TOS, o Dropbox deixou uma certa dúvida no ar, com trechos que poderiam indicar que o site teria o direito de "usar, copiar, distribuir, realizar trabalhos derivativos (...) ou tornar públicos" os arquivos, conta o site Slashgear. Isso gerou uma grande repercussão em blogs e no Twitter, o que fez com que o Drobpox agisse rápido e alterasse novamente seus TOS, conforme a própria empresa publicou em seu blog oficial.
O novo texto tenta deixar mais claro que o site pede a permissão dos usuários para utilizar seus arquivos da maneira que os próprio usuário define.
No fim das contas, qualquer serviço de internet, principalmente aquele que trabalha com arquivos e documentos dos usuários, deve ter seções em seus Termos de Serviço que se assemelham bastante a isso. Cabe, portanto, ao próprio usuário ler bem estes termos, e decidir se acha ou não justa a forma com que o site ou empresa trabalha.
