Sou endocrinologista e garanto: "Tomar o café da manhã depois das 9 horas pode aumentar os níveis de cortisol"
Tomar café da manhã cedo ajuda a regular hormônios e dar mais energia. Se você costuma adiar, seu corpo pode estar sentindo os efeitos.
Se você tem o costume de tomar café da manhã mais tarde, pode estar mandando um recado nada positivo para o seu corpo. De acordo com o endocrinologista Francisco Rosero, a primeira refeição do dia é muito mais do que quebrar o jejum: ela conversa diretamente com o nosso relógio biológico e com os hormônios que regulam energia, humor e até a forma como gastamos calorias.
Segundo o especialista, quando falamos de café da manhã, o horário é tão importante quanto a qualidade do que colocamos no prato. E, para o nosso organismo, a preferência é clara: antes das 9h. Passar desse limite pode fazer com que o cortisol (hormônio do estresse) permaneça alto por mais tempo, desencadeando uma série de efeitos que você provavelmente quer evitar.
O que acontece no seu corpo quando você atrasa o café da manhã
Nosso corpo funciona como um relógio suíço, seguindo um ciclo circadiano de 24 horas que organiza tudo: sono, fome, produção de hormônios e gasto de energia. É aqui que entra a crononutrição, a ciência que estuda não apenas o que comemos, mas também quando comemos.
...
Veja também
Café: veja 12 benefícios e a quantidade recomendada
Essas são as plantas que mais gostam de borra de café: crescem rápido, ficam mais fortes e bonitas
Pessoas que tomam café preto sem açúcar costumam ter essas 9 atitudes em comum