A Microsoft deu 13 bilhões de dólares à OpenAI para desenvolver suas IAs e pode perder tudo caso fornecedora avance demais
Após investir muitos bilhões de dólares na OpenAI, a Microsoft vê como uma cláusula permite que sua parceira corte seu acesso quando quiser
Em 2019, quando a OpenAI ainda era uma startup, a Microsoft investiu 13,75 bilhões de dólares na jovem empresa, com o objetivo de se recuperar na corrida do machine learning, onde sentia que havia ficado para trás. Ao longo dos anos, a parceria se solidificou e a empresa de Bill Gates investiu, no total, 13,75 bilhões de dólares na companhia criadora do ChatGPT.
Agora, a Microsoft se vê perdendo sua vantagem no campo da IA para sua própria parceira. Na relação mais lucrativa do setor tecnológico, a OpenAI agora é quem tem mais força. É um casamento de conveniência no qual ambas as partes desconfiam cada vez mais uma da outra.
Uma cláusula escondida no contrato entre as duas empresas pode implodir a aliança. Se a OpenAI declarar ter alcançado a Inteligência Artificial Geral (AGI), a Microsoft irá perder acesso a todos os modelos futuros criados pela parceira. Ficaria, assim, presa a uma tecnologia obsoleta enquanto sua parceira conquistaria o mercado com ferramentas superiores.
O que começou como um casamento de conveniência se transformou em uma batalha por controle. A Microsoft precisa da tecnologia da OpenAI para competir com o Google e a Amazon. A OpenAI precisa dos servidores da Microsoft para treinar seus modelos. Mas cada empresa agora busca reduzir sua dependência da outra enquanto renegocia uma relação avaliada em centenas de bilhões.
A cláusula da AGI funciona como uma bomba-relógio em três etapas:
- Primeiro, o conselho da OpenAI pode declarar unilateralmente ...
Matérias relacionadas
Cientistas simulam inverno nuclear e crise alimentícia foi pior do que o esperado
Este trabalhador acumulou três empregos durante um ano e foi demitido dos três no mesmo dia