Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Proteína responsável pelo Parkinson é visualizada pela 1ª vez

Resultado abre caminho para desenvolvimento de medicamentos

18 mar 2025 - 13h27
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de pesquisadores de um instituto australiano observou pela primeira vez a estrutura exata e o mecanismo de ação da proteína responsável pelo Parkinson.

    Denominada "Pink1", a estrutura foi descoberta há mais de 20 anos por especialistas da área, mas suas características eram quase completamente desconhecidas.

    A descoberta, que foi publicada na revista Science, abre caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias para uma doença que atualmente não tem cura.

    De acordo com os especialistas, a proteína desempenha uma função importante dentro das células, pois ela se conecta com as mitocôndrias e sinaliza para as danificadas que elas devem ser removidas.

    Em um paciente que tenha Parkinson, contudo, a Pink1 sofre uma mutação que a impede de funcionar corretamente. A consequência disso é que as mitocôndrias danificadas se acumulam, param de produzir energia e liberam substâncias tóxicas que matam a célula.

    Os neurônios, que exigem muita energia, são particularmente sensíveis a esse tipo de dano, além disso, uma das características do Parkinson é a morte das células cerebrais.

    Após muitos anos de estudo, os pesquisadores coordenados por David Komander tiveram sucesso em obter a aparência e a estrutura da Pink1 e entender como ela se liga à mitocôndrias.

    "Isso é algo muito significativo para a pesquisa do Parkinson. É incrível finalmente ver a Pink1 e entender como ela se liga às mitocôndrias. Sua estrutura revela muitas maneiras pelas quais é possível modificar a proteína e isso poderá mudar a vida das pessoas afetadas pela doença", afirmou Komander.

    .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade