Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Complicações na gestação de meninos são mais freqüentes

8 abr 2009 - 12h45
Compartilhar

Uma antiga crença diz que uma gravidez difícil significa que o bebê será um menino. Isso é folclore, mas nos anos recentes, vários estudos que examinaram dezenas de milhares de nascimentos indicaram que o bebê do sexo masculino tem, na verdade, maior probabilidade de resultar em complicações.

O último estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, examinou 66 mil nascimentos e descobriu que os de meninos tinham freqüentemente complicações, com uma chance um pouco maior de problemas como nascimento prematuro e necessidade de cesariana.

Outros estudos tiveram resultados similares. Um de 2002 investigou mais de 90 mil nascimentos em 1988 e 1999. Foi constatado nele que os nascimentos de bebês do sexo masculino tinham uma chance 1,5 maior do que os do sexo feminino de resultar em dificuldade na saída da cabeça do feto, que ocorre quando ele praticamente pára de descer no segundo estágio do parto, em que a mãe o empurra para fora.

Cientistas apontam que essas descobertas não indicam que nascimentos masculinos são necessariamente de "alto risco", apenas um pouco mais arriscados do que os femininos. Uma razão para isso, ao que parece, é o tamanho maior da cabeça de bebês do sexo masculino. Mas se especula que outros fatores, como níveis mais altos de andrógenos, possam também ser responsáveis por isso.

Como um estudo concluiu, "quando dizemos que 'deve ser um menino' como uma explicação espirituosa de complicações no parto e nascimento, estamos cientificamente mais corretos do que previamente supúnhamos." Estudos constataram que meninos representam um risco um pouco mais elevado de complicações no nascimento.

Tradução: Amy Traduções

The New York Times
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra