Nova centrífuga subterrânea da China é tão potente que consegue "comprimir o tempo"
Máquina gera o equivalente a 1.900 vezes a gravidade da Terra
A China apresentou no fim de 2025 a CHIEF1900, a centrífuga mais poderosa do mundo. A máquina gera até 1.900 vezes a gravidade terrestre e foi projetada para permitir que pesquisadores simulem condições físicas extremas e catástrofes.
A centrífuga CHIEF1900, desenvolvida pelo Shanghai Electric Nuclear Power Group, faz parte de um amplo projeto nacional de pesquisa e foi instalada em um laboratório subterrâneo a 15 metros de profundidade. Ela é capaz de gerar forças equivalentes a 1.900 vezes a atração gravitacional da Terra.
Com isso, supera todas as centrífugas anteriores — incluindo o modelo predecessor CHIEF1300 e instalações de pesquisa comparáveis dos Estados Unidos.
A máquina permite a chamada "hipergravidade", na qual processos dependentes da gravidade podem ser estudados dentro de um intervalo de tempo fortemente acelerado.
O nome CHIEF, aliás, vem das iniciais do centro de pesquisa Centrifugal Hypergravity and Interdisciplinary Experimental Facility (em português: Instalação Experimental Interdisciplinar de Hipergravidade Centrífuga).
O deslocamento do tempo
Como uma máquina pode influenciar o tempo e o espaço? Em termos gerais, a centrífuga não comprime espaço e tempo no sentido literal. O que isso quer dizer é que processos que na natureza levariam anos ou séculos podem ser simulados em laboratório em poucas horas.
O principal campo de uso é a simulação de cenários extremos e a verificação de estruturas. Por exemplo, o modelo que deseja simular uma barragem/represa...
Matérias relacionadas
Parece ficção científica, mas é real: Stanford cria pele artificial que muda de forma e cor sozinha