Novo sistema solar? Pela primeira vez, astrônomos presenciam o nascimento de um sistema solar diferente do nosso
Descoberta foi feita cruzando dados do observatório ALMA no Chile e pelo Telescópio Espacial James Webb
Na quarta-feira passada (16/07), um estudo publicado na revista Nature revelou uma descoberta incrível: pesquisadores conseguiram identificar o exato momento em que planetas começaram a surgir ao redor de uma estrela recém-nascida. Essa é a primeira vez que astrônomos vivenciaram o "nascimento" de um sistema solar. As informações foram coletadas pelo observatório ALMA, localizado no Chile, e pelo Telescópio Espacial James Webb, um observatório espacial gigante projetado para observar o universo em infravermelho.
Como o novo sistema solar se formou?
A formação de um sistema solar é um processo complexo que tem sido estudado ao longo de vários anos e envolve várias etapas e fenômenos astrofísicos. No entanto, o nascimento do novo sistema solar pode trazer um novo olhar para estudos sobre o tema. A descoberta, feita por uma equipe internacional de pesquisadores, conseguiu identificar o momento exato em que os planetas começaram a se formar ao redor da HOPS-31, uma estrela bebê situada a cerca de 1.300 anos-luz da constelação de Órion, muito conhecida pela presença de estrelas super brilhantes, como as Três Marias. Vale lembrar que um ano-luz equivale a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros.
De acordo com a 'ABC News', os astrônomos conseguiram observar minerais sólidos começando a condensar a partir do gás de resfriamento, partículas que formam planetas. Para isso, eles utilizaram telescópios terrestres e espaciais, como o telescópio Webb, um dos mais potentes e ...
Matérias relacionadas
Temos um novo "planeta fóssil" no sistema solar: Amonite; mas ainda não é o nono planeta
Retenção de líquido: acúmulo de água fez polos da Terra se movimentarem
Nasa identifica planeta "parecido" com a Terra a 150 anos-luz