Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil tenta trazer de volta fóssil contrabandeado de tartaruga

16 jul 2012 - 09h00
(atualizado às 09h23)
Compartilhar

O governo brasileiro está tentando recuperar o fóssil da tartaruga marinha mais antiga já conhecida, que foi contrabandeado e hoje está na Universidade de Teikyo Heisei, no Japão. Foi a partir dessa peça de 20 cm que a espécie da Santanachelys gaffneyi "nasceu" nos registros científicos, sendo descrita em 1998. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Uma ilustração feita por Brian Choo e publicada pelo Museu Victoria, na Austrália, mostra um dinossauro carnívoro, conhecido como Ceratossauro, que viveu há cerca de 125 milhões de anos nos arredores de Melbourne
Uma ilustração feita por Brian Choo e publicada pelo Museu Victoria, na Austrália, mostra um dinossauro carnívoro, conhecido como Ceratossauro, que viveu há cerca de 125 milhões de anos nos arredores de Melbourne
Foto: Brian Choo / AFP

Os fósseis brasileiros, muitas vezes exclusivos e bem conservados, são bons de venda em leilões no mundo todo. Porém, muitas dessas peças são fruto de contrabando. A saída de fósseis do Brasil sem autorização do governo é proibida desde 1942, e o País nunca conseguiu reaver as peças levadas para fora. No entanto, há informações de que os japoneses estariam receptivos à devolução da tartaruga. O procurador do Ministério Público Federal do Ceará Rafael Rayol, que iniciou o pedido formal de devolução, diz que "há uma boa expectativa". "Mas são trâmites trabalhosos. Há muitas exigências de documentos para provar o contrabando e pedir o retorno ao Brasil", afirma.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra