Apesar de explosão de foguete, agência do governo comemora lançamento: 'Faz parte do processo'
Agência Espacial Brasileira (AEB) ressaltou que etapas sob responsabilidade brasileira ocorreram de forma regular e segura
A Agência Espacial Brasileira destacou que, apesar da explosão do foguete após o lançamento, as operações brasileiras foram seguras e o evento marca um avanço histórico no programa espacial do país.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) se pronunciou sobre o lançamento do foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, que explodiu após o lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, nesta segunda-feira, 22. Em nota, a AEB disse que o lançamento aconteceu de forma regular e segura nas etapas sob responsabilidade brasileira, mesmo com a explosão.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a AEB, em nota divulgada na madrugada desta terça-feira, 23, os sistemas de solo, a infraestrutura do Centro de Lançamento, os procedimentos operacionais e os protocolos de segurança funcionaram conforme o planejado, “resultando em um lançamento preciso e plenamente aderente às normas internacionais”.
Foi observada uma anomalia no veículo lançador, já fora da fase inicial de lançamento, que resultou na perda da missão, a explosão do foguete. A investigação técnica está sendo realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), junto da Innospace, empresa responsável pelo veículo, seguindo os protocolos do setor espacial internacional.
Apesar da anomalia, o lançamento representa um marco histórico para o Brasil, segundo a AEB, por se tratar do primeiro lançamento comercial realizado a partir do território nacional, “reforçando a maturidade operacional do Centro de Lançamento de Alcântara e sua relevância estratégica no cenário espacial global”, diz a Agência.
“A AEB reafirma que eventos dessa natureza fazem parte do processo de desenvolvimento tecnológico na atividade espacial, sendo fundamentais para o aprendizado, a evolução dos sistemas e o aumento da confiabilidade em futuras missões”, continua a nota.
A Agência ressalta que irá continuar colaborando com seus parceiros nacionais e internacionais para fortalecer o Programa Espacial Brasileiro e a economia espacial do país.

