Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CEO de empresa sul-coreana pede desculpas por explosão do 1º foguete comercial do Brasil

Kim Soo-jong, CEO da Innospace, afirmou que investigação minuciosa sobre as circunstâncias da anomalia em lançamento está em andamento

23 dez 2025 - 07h54
(atualizado às 09h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O CEO da Innospace, Kim Soo-jong, pediu desculpas pela explosão do primeiro foguete comercial lançado no Brasil e anunciou uma investigação detalhada das causas, destacando que não houve vítimas e os dados obtidos serão usados para futuras melhorias.
Foguete sul-coreano explode após tentativa de lançamento ao espaço em território brasileiro:

O CEO da Innospace, Kim Soo-jong, responsável pelo lançamento do primeiro foguete comercial do Brasil, pediu desculpas em nome da empresa por não ter conseguido concluir a tarefa com sucesso. Em uma carta aos acionistas da empresa sul-coreana, divulgada nesta terça-feira, 23, ele lamentou a explosão e por não ter correspondido às expectativas de quem apoiou o projeto. Ele também anunciou que uma investigação “minuciosa” está sendo feita.

Segundo Soo-jong, o foguete HANBIT-Nano decolou normalmente da base de lançamento, no Maranhão, e iniciou conforme o planejado a manobra de inclinação para inserção orbital. O motor do primeiro estágio funcionou normalmente, mas depois, houve uma “anomalia”.

"No entanto, aproximadamente 30 segundos após o lançamento, uma anomalia foi detectada na aeronave", disse o CEO, na carta. "Seguindo os protocolos de segurança, foi tomada a medida de queda do veículo dentro da zona de segurança terrestre. Consequentemente, a missão foi encerrada e houve a ocorrência de chamas devido ao impacto com o solo após a queda."

CEO da Innospace pediu desculpas por explosão após lançamento no Brasil
CEO da Innospace pediu desculpas por explosão após lançamento no Brasil
Foto: Reprodução

Segundo ele, a missão do dia tinha como objetivo colocar em órbita terrestre baixa (LEO), a uma altitude de 300 km, cinco satélites de clientes e três cargas úteis experimentais não separáveis. Devido à falha técnica, o alcance da órbita não foi concretizado.

Por outro lado, ele destacou que não houve vítimas e nem danos adicionais aos arredores, e “os sistemas de segurança funcionaram conforme o projetado”.

O CEO afirmou que a empresa trabalha em conjunto com as autoridades brasileiras para conduzir uma investigação detalhada sobre a causa da falha. "Embora este voo não tenha alcançado o resultado esperado, obtivemos uma grande quantidade de dados valiosos”, disse.

“Esses dados serão amplamente utilizados para melhorias técnicas, aumento da confiabilidade e aperfeiçoamento do design”, continuou, dizendo que os dados servirão como base para os próximos lançamentos.

Apesar da explosão, o CEO agradeceu a confiança e apoio diante do desafio, e pediu que acionistas sigam parceiros da empreitada.

"Do ponto de vista da empresa, lamentamos profundamente e nos desculpamos por não termos alcançado o resultado esperado neste primeiro lançamento comercial, apesar de diversas variáveis”, afirmou Soo-jong.

Ele defendeu que o desenvolvimento e operação de veículos de lançamento envolvem inúmeras tecnologias de alta complexidade operando simultaneamente. “Com base nessa experiência, realizaremos uma análise minuciosa das causas. Pedimos que continuem nos acompanhando e apoiando", ressaltou.

Lançamento de foguete

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que o foguete sul-coreano HANBIT-Nano colidiu com o solo após apresentar uma anomalia, logo após ser lançado do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, às 22h13 desta segunda-feira, 22.

O foguete da Innospace colidiu e imagens mostram uma explosão. Segundo a nota da FAB, o veículo fazia parte da Operação Spaceward, que foi o primeiro lançamento de um foguete comercial partindo do Brasil. Uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local para analisar os destroços e a área onde ocorreu a colisão.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade