Para poder ter filhote, onça passa por dieta e perde 22 quilos no RS
Uma onça-pintada (Panthera onca) passou por um ano de dieta e perdeu 22 quilos no zoológico de Gramado, na Serra Gaúcha. Segundo o estabelecimento, o predador chegou ao local em fevereiro de 2012, com 98 quilos e dificuldade de locomoção.
Agora, ela está com 76 quilos e apta a reproduzir.“Nem parece o mesmo animal. Fizemos o controle da alimentação e estimulamos a prática de exercícios físicos”, diz o veterinário Renan Stadler, responsável técnico pelo Gramadozoo.
Conforme o zoológico, a fêmea foi colocada em uma jaula com um macho de onça preta (que é da mesma espécie - apenas uma variante de cor de Panthera onca). “O objetivo é a reprodução em cativeiro para ajudar a preservar a espécie, que está ameaçada de extinção. O animal está pronto. O cio pode ocorrer em qualquer época do ano”, diz o veterinário.
O zoo diz que o animal certamente é da região pantaneira. “Onças do Pantanal possuem um porte maior do que animais das regiões amazônicas”, diz Stadler. O animal é proveniente de um zoológico de Santa Catarina que foi fechado pelo Ibama e o predador ficou sob responsabilidade do estabelecimento de Gramado.