Megacolônia! Maior teia de aranha já registrada abriga mais de 111 mil aracnídeos
Estrutura ocupa uma área com 106 m² na Caverna de Enxofre, localizada na fronteira entre Albânia e Grécia
A maior teia de aranha já registrada foi encontrada por pesquisadores na Caverna de Enxofre, localizada na fronteira entre Albânia e Grécia. Distribuída ao longo de uma passagem estreita, ela ocupa uma área de 106 m² e abriga cerca de 111 mil aracnídeos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A descoberta foi publicada recentemente em um artigo da revista acadêmica Subterranean Biology. “Se eu tentasse descrever todas as emoções que senti ao ver a teia, destacaria admiração, respeito e gratidão”, avaliou István Urák, professor da Universidade Húngara Sapientia da Transilvânia (Romênia), em entrevista ao site Live Science.
A megacolônia é composta por milhares de teias individuais em forma de funil, resultando em uma vasta mescla prateada. “É preciso vivenciar para realmente saber como é”, explicou Urák.
O especialista acrescentou ao site que duas espécies habitam a teia gigantesca: a Tegenaria domestica e a Prinerigone vagans. Curiosamente, ambas não costumam viver em grupo. “Condições extremas podem desencadear comportamentos invisíveis, mesmo em ambientes relativamente comuns.”
O desafio agora é conservar o local, para que os estudos sobre o acontecimento inédito continuem.