PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

AMD revela novas CPUs Ryzen 8700F e 8400F sem GPU integrada

Durante um evento na China, a AMD anunciou os novos processadores Ryzen 7 8700F e Ryzen 5 8400F, que chegam ao mercado em breve sem placa de vídeo integrada

22 mar 2024 - 16h15
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Após o elogiado lançamento dos processadores Ryzen 8000G, a AMD revelou mais dois integrantes da geração 8000: os Ryzen 5 8400F e Ryzen 7 8700F. Como o sufixo F já deixa explícito, esses modelos devem chegar ao mercado com configurações muito parecidas em relação aos processadores atuais, mas sem a presença de uma placa de vídeo integrada.

Foto: Jones Oliveira/Canaltech / Canaltech

O anúncio foi realizado na China, durante o evento AI PC Summit. Ao que parece, os novos produtos chegam para suprir um buraco no portfólio da AMD quando o assunto são soluções sem gráficos integrados. Vale lembrar que a série Ryzen 7000 possui iGPUs em praticamente todos os modelos, com exceção do Ryzen 5 7500F.

Partindo para as especificações técnicas, a AMD não revelou essas informações no evento, mas podemos presumir certas características. O Ryzen 7 8700F deve ser parecido com o Ryzen 7 8700G, mantendo os oito núcleos, 16 threads, 16 MB de cache L3 e o TDP (Thermal Design Power) de 65 W. A situação do Ryzen 5 8400F é mais complexa de prever, mas não seria uma surpresa ver esse lançamento com até seis núcleos e 12 threads.

AMD tem nova estratégia

A chegada desses novos processadores expõe que a AMD planeja investir bastante no segmento de entrada e intermediário neste primeiro momento de geração. Tal estratégia é um tanto quanto diferente, já que as grandes empresas da área costumam lançar os modelos topo de linha primeiro e só então dar destaque a outros segmentos.

O sufixo F em CPUs da AMD também é, de certa forma, uma novidade. Até a série Ryzen 5000, somente os modelos com final G possuíam gráficos integrados, mas desde a geração passada isso mudou. Agora, o time vermelho parece seguir uma nomenclatura similar ao que a Intel faz há muito tempo, usando a letra F para distinguir os modelos sem iGPUs.

Por outro lado, os modelos com sufixo G possuem iGPUs muito potentes para jogos em Full HD e qualidade baixa ou média (Imagem: Jones Oliveira/Canaltech)
Por outro lado, os modelos com sufixo G possuem iGPUs muito potentes para jogos em Full HD e qualidade baixa ou média (Imagem: Jones Oliveira/Canaltech)
Foto: Canaltech

Por enquanto, o lançamento dos Ryzen 5 8400F e Ryzen 7 8700F ainda não teve uma data definida, mas os modelos devem ser vendidos somente na China. 

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade