PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Batman | 6 vezes em que o herói ficou perigosamente poderoso

Batman sempre foi conhecido como "apenas um humano", mas o Homem-Morcego já teve o gostinho de ser absurdamente poderoso

10 mai 2024 - 02h15
(atualizado às 06h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos grandes charmes de Batman é ser "apenas um humano" em meio a deuses na Liga da Justiça, com heróis como Superman, Mulher-Maravilha, Flash e Lanterna Verde exibindo diversos tipos de superpoderes. O Homem-Morcego consegue se virar bem com seu treinamento e cacarecos, e vale destacar que ele também já teve a chance de mostrar como ficaria perigoso caso tivesse alguma capacidade absurda.

Foto: DC Comics / Canaltech

Batman já ganhou superpoderes em várias histórias, como imortalidade, manipulação de elementos e até anéis de poder como o do Lanterna Verde, mas, normalmente, não conseguiu mantê-los, por uma razão ou outra.

Aproveito aqui uma lista do ScreenRant para mostrar algumas situações em que Batman teve temporariamente a chance de se tornar um ser tão poderoso que nos faz refletir sobre a real necessidade de Bruce Wayne ter alguma habilidade meta-humana.

Vejamos os seis principais casos, os quais poucos apresentam bons resultados.

6. Batman com poderes vampíricos

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics
Foto: Canaltech

Em uma das realidades alternativas do selo Elseworlds, que projeta personagens conhecidos em contextos completamente diferentes, vemos o Homem-Morcego infectado por um vampiro para lutar contra Drácula, na trama de Batman & Drácula: Red Rain (1997).

Bruce consegue derrotar Drácula, mas eventualmente sucumbe aos seus instintos vampíricos e mata o Coringa também, bebendo seu sangue. A partir daí, seu instinto assassino sai da jaula e não poupa sequer um garotinho, que perde os pais na sua frente quando Batman se alimenta de ambos. Ou seja, ninguém foi capaz de parar de essa versão.

5. Batman se transforma em Gotham City

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics
Foto: Canaltech

Em Dark Nights: Death Metal #1 (2020) vemos o maior protetor de Gotham City literalmente se tornar a própria cidade. Na trama Bruce envelhece demais para ser o Batman e passa o manto seu filho, Damian Wayne, mas o jovem não consegue realizar um bom trabalho e os bandidos tomam conta das ruas.

Bruce mata Damian como parte de um sacrifício que funde a alma de Batman em todas as partes de Gotham City, permitindo-lhe controlar cada centímetro da cidade em uma forma completamente bizarra. Em seguida, ele persegue e mata brutalmente todos os criminosos.

4. Batman ganha superaudição

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics
Foto: Canaltech

Em Justice League #38 (2015), Batman é exposto ao vírus Amazo, que dá poderes meta-humanos a pessoas normais, antes de fazer com que seus corpos adoeçam e pereçam. O Homem-Morcego perde a visão, e, em contrapartida, ganha superaudição que o tornam um verdadeiro morcego, com ecolocalização e tudo. 

E mais, ele não apenas era capaz de "ver" as pessoas ao seu redor, mesmo cego, como também conseguia controlar ondas sonoras poderosas o suficiente para derrubar até o Superman.

3. Batman ganha os poderes do Superman

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics
Foto: Canaltech

Na trama de Batman: Fortress (2022), Superman desaparece misteriosamente durante um apagão mundial e Bruce Wayne decide investigar a Fortaleza da Solidão. O Homem-Morcego encontra o Homem de Aço e alienígenas caçadores de sobreviventes da kryptoniana Casa de El, devido aos crimes de guerra que os antepassados de Clark cometeram.

Batman e Superman conseguem enganar os inimigos e o Homem de Aço usa uma máquina que transfere seus poderes para o Homem-Morcego. Depois de passar um tempo com essas habilidades, Bruce compreende melhor a missão de Clark e se compromete a estar mais envolvido nas escolhas da humanidade para salvar a Terra.

2. Batman senta na Cadeira Mobius

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics
Foto: Canaltech

Durante o evento Darkseid War (2015), muitos de nosso heróis receberam alguns dos poderes dos Novos Deuses. Batman teve acesso à famosa Cadeira Mobius, que armazena todo o conhecimento do Universo DC. Foi ali que Bruce teve acesso à informação da existência de três Coringas.

Contudo, com esse poder, Batman imediatamente se torna fascista e começa a prender criminosos antes mesmo de eles cometerem qualquer crime. A corrupção foi tão grande que Bruce só consegue sair da cadeira com a ajuda de seus amigos da Liga da Justiça.

1. Batman se torna o Juiz da Noite

Reprodução/DC Comics
Reprodução/DC Comics
Foto: Canaltech

Nada ganha da vez em que Batman ganhou um poder tão absurdo que ele realmente se tornou um deus, Atmahn, também conhecido como o Juiz da Noite, em Trinity #31 (2008). Na trama, os vilões descobrem que Batman, Superman e Mulher-Maravilha são seres essenciais no Multiverso e dão um jeito de se livrar da Trindade DC.

Em vez de matá-los, os vilões os tornam em deuses sombrios: a Mulher-Maravilha se transforma em Diana Truthqueen, Superman passa a ser conhecido como Kellel e Batman vira Atmahn, o Juiz da Noite. 

O trio passa a ter poderes de alteração de realidade, e quase se tornam uma ameaça a todo o Multiverso depois de retornar para a Terra tradicional com os poderes divinos. Claro, os heróis vencem no final e Batman deixa de ser sua versão mais poderosa e corrupta já vista nos quadrinhos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade