PUBLICIDADE

Explosão em mancha solar gigante gera apagões de rádio na Terra

Denominada AR3664, explosão de mancha solar causou a perda de sinais de rádio em toda a Ásia, Europa Oriental e África Oriental

10 mai 2024 - 16h08
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Mancha solar gigante AR3664 desencadeia sua maior explosão solar até agora
Mancha solar gigante AR3664 desencadeia sua maior explosão solar até agora
Foto: Reprodução/ Keith Strong

A gigante mancha solar AR3664 sofreu a sua maior explosão — até o momento — e gerou apagões de rádio na Terra nesta sexta-feira (10). 

Denominado X3.98, o surto da explosão atingiu o pico nas primeiras horas desta manhã, desencadeando a perda temporária ou completa de sinais de rádio de alta frequência (HF) em toda a Ásia, Europa Oriental e África Oriental. 

Segundo o físico solar Keith Strong, esta explosão não é apenas a maior erupção solar do AR3664 até o momento, mas também a quarta maior erupção solar neste ciclo solar. O cientista publicou a informação em uma postagem no X (antigo Twitter).

"Aqui vamos nós novamente, a região ativa 3664 acaba de produzir um flare X4 que atingiu o pico às 06:50 UT. Essa seria a quarta maior erupção de raios-x até agora durante este ciclo solar", relatou o físico. 

O que são explosões solares?

Uma explosão solar geralmente ocorre quando a energia magnética se acumula na atmosfera do Sol e libera uma grande quantidade de energia e radiação eletromagnética de uma hora para outra, incluindo microondas, ondas de rádio, raios X, raios gama e luz visível.

Normalmente, essas erupções surgem em regiões do Sol com manchas solares, onde há campos magnéticos mais potentes.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade