Soneca no meio do dia pode compensar uma noite ruim de sono?

Dormir pouco repetidamente pode levar a impactos negativos para a saúde

28 mar 2024 - 05h00
Soneca pode compensar noite mal-dormida?
Soneca pode compensar noite mal-dormida?
Foto: iStock

Sabe aquela sonequinha pós-almoço? Ela pode até te deixar mais alerta durante o resto do dia, dependendo do tempo que durar. Mas não vai compensar por uma noite mal-dormida. A falta de sono pode levar a impactos negativos para a saúde. 

Antes de tudo, é importante lembrar que sonecas são períodos em que voluntariamente nos deixamos dormir, fora do principal momento do sono, que acontece à noite. É diferente de quando vem aquela vontade incontrolável de fechar os olhos. 

Publicidade

O corpo humano precisa de uma média de 6 a 8 horas de repouso diário, para um relaxamento reparador – depende da idade. Nesse meio tempo, o corpo tem uma série de funções, como reparar tecidos, construir músculos, descansar o cérebro e sintetizar proteínas. Quando não dormimos o suficiente, o corpo não consegue cumprir com todas as suas funções de se recuperar, levando a dificuldades cognitivas. 

Dia do Sono: Não consegue dormir bem? 6 dicas para te ajudar Dia do Sono: Não consegue dormir bem? 6 dicas para te ajudar

E um cochilo pode até ajudar, de acordo com um estudo do Centro de Sono e Cognição da NUS Medicine. Segundo a pesquisa, tirar uma soneca curta, de 30 minutos, pode aumentar a produtividade e melhorar a memória. 

Mas pesquisadoras do Laboratório de Sono e Aprendizagem, da Universidade de Michigan, são categóricos ao dizerem que apesar de um cochilo de qualidade ajudar a reduzir os impactos de uma noite mal dormida, principalmente para quem consegue atingir a fase entre os sonos leve e profundo, as sonecas não retiram completamente os efeitos e não vão restaurar o déficit de sono. 

Publicidade

É importante lembrar que não faz sentido somar o tempo da soneca com as horas dormidas à noite, porque existem diferentes fases do sono. E o tempo que leva para atingi-las vai de pessoa para pessoa. 

Fases do sono

O sono é dividido em duas principais fases: o "não-REM" (momento em que não há movimentos rápidos dos olhos durante o sono) e o "REM" (quando existe esse tipo de movimentação ocular). 

A fase "não-REM", por sua vez, tem três estágios, que vão do sono mais superficial ao mais profundo. Já no caso do "REM", o corpo humano mergulha em um sono mais profundo, que permite que o organismo fique completamente relaxado. 

Impactos da falta de sono

O corpo humano precisa de sono para se recuperar. E a falta de uma noite bem dormida pode contribuir para condições como obesidade, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), pressão alta, diabetes, falhas na memória e depressão. Nos casos de insônia, o melhor caminho é sempre buscar um médico especializado na área, uma vez que ele vai ajudar a induzir o sono, por meio de diferentes técnicas.

Publicidade
Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se