Um caso inusitado chamou a atenção na cidade de Chapel Hill, na Carolina do Norte (EUA): um cachorro acabou provocando um incêndio doméstico ao mastigar uma bateria de íons de lítio dentro de casa.
As imagens registradas por uma câmera de segurança mostram o cão, chamado Colton, brincando com a bateria sobre um tapete. Poucos segundos depois, ele se afasta ao perceber a fumaça que começa a se espalhar pelo ambiente.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Chapel Hill (CHFD), a bateria estava carregada e desconectada da tomada, mas havia sido armazenada de forma inadequada. O órgão destacou a importância de manter esse tipo de equipamento em local seguro.
"Felizmente, ele não se feriu e, além de alguns danos causados pela fumaça e um tapete danificado, a casa ficou bem", informou o CHFD em publicação nas redes sociais.
O tutor do animal, David Sasser, que também atua como bombeiro voluntário do CHFD, contou ao canal WRAL que foi alertado pelo sistema de segurança da residência sobre o início do incêndio. "Meu coração apertou. Eu não tinha ideia do que estava acontecendo. Não tinha ideia do que poderia ser e, ao chegar em casa, descobri que o tapete havia queimado", relatou.
Sasser acrescentou que ninguém estava em casa no momento, mas a família conseguiu agir rapidamente para conter as chamas. "O tapete foi a única coisa que perdemos", afirmou o bombeiro, aliviado com o desfecho.
O episódio reforçou o alerta dos bombeiros sobre os riscos das baterias de íons de lítio, que podem superaquecer e causar incêndios se não forem armazenadas ou manuseadas corretamente.
Yikes! Video shows a lithium-ion battery bursting into flames in North Carolina after a dog got hold of it and chewed on it, breaking the protective features. The fire department says there was only some smoke damage and a ruined rug. pic.twitter.com/jkpgcCcTEZ
— KOLO8 (@KOLO8) October 16, 2025