A Geração Z decidiu que o álcool não é mais necessário para se divertir. Enquanto garrafas de vinho ou cerveja ficavam na geladeira dos pais, os jovens nascidos entre 1995 e 2012 preferem ficar sóbrios. Uma tendência que, curiosamente, nos conecta a um visionário que já tinha isso muito claro muito antes: Steve Jobs.
De acordo com um relatório da World Finance, a Geração Z bebe, em média, 20% menos que a geração Y. Aqueles que já bebiam menos que seus antecessores. Uma pesquisa Gallup de 2023 confirma isso: a porcentagem de adultos com menos de 35 anos que relatam beber caiu dez pontos percentuais em duas décadas, de 72% para 62%. E a tendência continua descendente.
Leia também: A Geração Z está perdendo uma habilidade que a humanidade possui há 5.500 anos. 40% não são fluentes em comunicação
A geração que prefere estar presente
Para entender esse fenômeno, é preciso entrar na cabeça de um típico Geração Z. O que esses jovens têm na cabeça? 86% consideram que sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física ao decidir se devem beber álcool. E não é que eles sejam chatas. Eles simplesmente decidiram priorizar.
...
Veja também
Alcoolismo: sintomas, diagnóstico e tratamentos
Há anos, cientistas se perguntam por que gostamos de beber álcool. A resposta está nos macacos
Nem cerveja, nem vinho: a nova tendência da Geração Z é algo que Steve Jobs já praticava anos atrás