Se você é do tipo de pessoa que não consegue dormir com a pia cheia de louça ou que tem um ataque de nervos quando se depara com a casa toda bagunçada, talvez essa sua mania de limpeza e organização tenha a ver com algo de muito tempo atrás — mais precisamente da infância.
De acordo com a psicologia, esse comportamento muitas vezes nasce na infância, como uma forma de lidar com situações que geraram ansiedade ou a sensação de falta de controle. E se esse for o seu caso, é bem provável que você tenha vivido algumas experiências durante essa fase da vida. A seguir, listamos 5 situações que quem sempre teve esse perfil vai reconhecer de longe.
Leia mais: O que significa quando uma pessoa trabalha com a mesa bagunçada, de acordo com a psicologia
Se você tem mania de limpeza e organização, provavelmente passou por essas 5 situações na infância
Segundo a psicóloga Rebeca Carletto, comportamentos de organização excessiva muitas vezes estão ligados a questões emocionais. "A ordem funciona como uma tentativa de aliviar o desconforto interno, oferecendo uma sensação momentânea de segurança", explica.
Veja a seguir algumas situações comuns que crianças com esse perfil costumam viver — e talvez você se reconheça em mais de uma:
1. Você não conseguia brincar até que tudo estivesse "em ordem"
...
Veja também
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): sintomas e tratamentos
O que significa ter mania de limpeza? 5 situações da infância que moldaram seu hábito
Sete frases que pessoas mentalmente fortes usam para responder a uma pessoa passivo-agressiva