Reduzir o consumo de açúcar parece simples, mas não é: conheça 6 truques eficazes

Consumir menos açúcar impacta a saúde do cérebro, do coração e ajuda a evitar picos de glicose no organismo

21 jan 2026 - 10h58
(atualizado às 16h16)
Andres Ayrton
Andres Ayrton
Foto: Minha Vida

O consumo excessivo de açúcares livres e adicionados pode impactar diversas áreas do corpo, prejudicando a saúde. Por isso, reunimos seis truques simples para ajudar a reduzir a ingestão de açúcar no dia a dia.

Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda limitar o consumo de açúcar a no máximo 10% das calorias diárias — o ideal seria reduzir esse valor para 5% da ingestão energética total. Isso equivale a cerca de 25 gramas de açúcares livres ou adicionados por dia para um adulto saudável de aproximadamente 70 kg.

Publicidade

Isso não significa eliminar completamente os alimentos doces e prazerosos da rotina, mas sim controlar alguns aspectos da alimentação que podem facilitar a redução do consumo de açúcares livres ou adicionados.

O consumo excessivo de açúcar pode causar diversos problemas de saúde, aumentando o risco de doenças metabólicas, como obesidade e diabetes, além de afetar negativamente o coração e o funcionamento do cérebro. Estudos já associaram a ingestão elevada de açúcares a distúrbios cognitivos, como demência e Alzheimer.

Por isso, moderar o consumo de açúcar é essencial — e isso começa pela distinção entre os açúcares intrínsecos, naturalmente presentes em alimentos in natura e de digestão mais lenta, e os açúcares livres ou adicionados, sendo rapidamente absorvidos e podem provocar picos e quedas bruscas nos níveis de energia, gerando impactos no metabolismo.

Reduzir o açúcar é mais fácil do que parece

...

Publicidade

Veja mais

Veja também

Alzheimer: o que é, sintomas, tratamentos e se é hereditário

Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura

Obesidade: o que é, graus, diagnóstico e como tratar

Demência: o que é, sintomas, causas e tratamento

A chia que você tem na cozinha pode crescer e virar uma salada: me ensinaram como fazer

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se