Linguiça sem óleo: veja dicas para deixá-la menos gordurosa

19 mar 2024 - 10h03
(atualizado às 15h14)
Foto: Guia da Cozinha

A linguiça é item essencial do churrasco, ingrediente que complementa a feijoada tradicional e, sozinha, já é um aperitivo delicioso em botecos. Ainda assim, é preciso saber o jeito certo de preparar para não deixá-la extremamente gordurosa. Aliás, você sabia que dá para fazer uma linguiça deliciosa sem usar óleo?

7 alimentos ricos em vitaminas do complexo B 7 alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Publicidade

Nós reunimos dicas que vão te ajudar a preparar o ingrediente sem precisar utilizar nenhum tipo de gordura. São formas simples e mais saudáveis de cozinhar que vão te livrar de uma azia depois de comer! Confira a seguir:

Como fazer linguiça mais saudável sem usar óleo?

Na Air Fryer

Não podíamos deixar de falar da famosa Air Fryer, que frita sem óleo. Nesta receita, basta preaquecer o equipamento a 180°C por cerca de 5 minutos, temperar as linguiças (se desejar) e colocá-las na cesta separadamente para que não grudem. Asse por aproximadamente 20 minutos, virando na metade do tempo para que cozinhem por igual.

Assada no forno

Outra forma de preparar linguiças de forma mais saudável é assando no forno. Para isso, coloque a linguiça em espiral em uma fôrma redonda untado, mantendo uma distância entre os gomos. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno alto, preaquecido, por 20 minutos. Se quiser servir com legumes, basta adicioná-los entre os gomos, temperar e voltar ao forno até dourar.

Na frigideira

Esta dica é para quem ainda não abre mão de uma linguiça frita da forma clássica. Em vez de fritar com óleo na frigideira, opte por deixar a linguiça fritar na sua própria gordura. Na frigideira, em fogo alto, adicione as linguiças e água o suficiente para cobrir o fundo da panela. Quando a água evaporar, deixe a linguiça fritar na própria gordura e então adicione mais água. Repita o mesmo procedimento até ela estar completamente frita.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se