Por que peixe fresco congelado é a melhor opção para consumo cru

15 jul 2025 - 04h59
Peixe fresco deve estar congelado antes do preparo para o consumo cru
Peixe fresco deve estar congelado antes do preparo para o consumo cru
Foto: Freepik

Quando o assunto é consumir peixe cru - como em sushis, sashimis ou poke bowls - a qualidade e a segurança são primordiais. Contrariando a intuição de muitos, o peixe fresco congelado, e não o "fresco" que nunca foi congelado, é, na verdade, a opção mais segura e recomendável para este tipo de preparo. Mas por quê?

"Mesmo peixes frescos destinados ao consumo cru, como sushi ou sashimi, precisam ser previamente congelados para garantir a segurança alimentar. Isso porque o congelamento, feito a -20°C por pelo menos 24 horas ou a -35°C por pelo menos 15 horas, é essencial para inativar parasitas que podem estar presentes no peixe", explica Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP.

Publicidade

.

Essa etapa não melhora a qualidade do alimento, apenas preserva a qualidade que ele já tinha no momento do congelamento. "E, além de ter passado pelo congelamento adequado, o alimento precisa seguir normas específicas para garantir que seja seguro comer sem cozimento", complementa.

Quais são os riscos de comer peixe cru fresco?

Consumir peixe cru fresco envolve riscos como infecções parasitárias e intoxicações alimentares causadas por bactérias, como salmonella, vibrio e listeria. "Mesmo quando o peixe é de boa procedência e manuseado com cuidado, a ausência de cozimento impede a eliminação completa desses micro-organismos, mantendo o risco de contaminação", conclui a especialista.

Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se