Sua pele é oleosa? Esteticista ensina técnicas para cuidá-la com carinho

A esteticista Cristiane Rocha explica como evitar uma pele oleosa.

12 nov 2015 - 15h44

A pele oleosa ou lipídica é um biotipo cutâneo caracterizado pelo excesso da produção de sebo (óleo) pelas glândulas sebáceas. Quem tem pele assim sabe a dificuldade que é para conter o excesso de oleosidade, brilho e os óstios dilatados. Além disso é um tipo cutâneo mais vulnerável ao surgimento de acne, por isso cuidados diários e periódicos são fundamentais. Veja como se cuidar!

Publicidade
Thinkstock
Thinkstock
Foto: Vivo Mais Saudável

Não lave o rosto com frequência

Um hábito muito comum é lavar o rosto inúmeras vezes ao dia. Há pessoas que chegam a lavar o rosto de três em três horas, acreditando que através disso, a oleosidade será eliminada. Porém o que ocorre é o oposto, lavar o rosto em excesso desencadeará o efeito rebote e a pele produzirá mais óleo para tentar compensar esta perda.

Como higienizar o rosto

O ideal é higienizar a pele em média três vezes ao dia, evitar leites de limpezas cremosos e produtos que levem álcool na sua formulação. Uma boa opção são os sabonetes faciais com ácido salicílico e enxofre. Após a higienização, é importante uso de um tônico adstringente para além de atuar na oleosidade, reequilibrar o pH cutâneo. Tomar cuidado também quanto a temperatura da água, evitar lavar o rosto com água quente, pois pode remover o manto hidrolipídico e ressecar a pele levando também ao efeito rebote. O ideal é lavar o rosto com água fria.

Evite cremes densos e cremosos

Como a pele oleosa tem muita tendência a cravos (comedões) e espinhas (pústulas), uma dica fundamental é evitar cremes muitos densos e cremosos, optar sempre por produtos com formulação leve, séruns mais fluidos, hidratantes em gel ou gel- creme, filtros solares em gel, não comedogênico e livres de óleo (oil free). Observar nos rótulos termos como “toque seco“efeito mate” que além de não deixar aquele aspecto gorduroso, proporciona um aspecto mais uniforme controlando o brilho exagerado da pele.

Utilize lenços umedecidos

O uso de lenços umedecidos adstringentes e específicos para peles oleosas pode ser uma boa opção durante o dia. Práticos, eles podem ser levados na bolsa e controlam aquela sensação pegajosa. Mas atenção, nada de abusar destes lencinhos e utilizá-los várias vezes, em média duas a três vezes ao dia ajuda no controle do brilho e oleosidade. Ele é indicado para situações em que há necessidade de uma opção prática e urgente, mas não substitui a devida higienização e tonificação diária.

Publicidade

Não durma com maquiagem!

Para as mulheres, uma orientação muito importante é jamais dormir com maquiagem e utilizar sempre demaquilantes, pois somente os sabonetes faciais não removem por completo a maquiagem podendo sobrar resíduos que acabam ocasionando tamponamento dos óstios e desencadeando acne cosmética. Como a pele oleosa já apresenta uma produção exagerada de sebo, este hábito pode piorar o quadro de oleosidade levando ao surgimento de cravos.

Beba água

Beber bastante água e hidratar a pele contribui para que a pele oleosa fique mais bonita e com aspecto saudável. Muitos pensam porque a pele é oleosa não necessita de hidratação, mas lembrem-se que pele oleosa apresenta excesso de óleo e não necessariamente excesso de água, por isso, hidratar é fundamental.

Seguindo uma rotina de cuidados básicos, higienização correta e utilização de produtos específicos, é possível controlar o excesso de oleosidade e manter a pele linda e com aspecto aveludado.

Você cuida da sua pele com carinho? Deixe seu comentário.

Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se