Pendurar CDs em janelas cria reflexos de luz que afastam pombos, prevenindo doenças de forma ética, ecológica e com baixo custo.
A prática de decorar janelas e sacadas com CDs pendurados e girando ao vento, que vem se popularizando em alguns locais, tem um efeito prático: afastar pássaros, principalmente pombos, que frequentemente invadem esses espaços em busca de abrigo ou alimentos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A explicação é bem objetiva: a superfície refletiva dos CDs cria uma espécie de barreira dinâmica aos pássaros, uma vez que, quando os raios solares a atingem, geram-se flashes de luz que mudam constantemente o movimento em função do vento. Dessa maneira, os pombos percebem o local como inseguro e mantém-se afastados.
Outro aspecto que faz o método ganhar prestígio, é o baixo custo e a não utilização de produtos químicos, ou seja, é um recurso de fácil implementação, sem ferramentas complexas. Basta utilizar uma linha, sendo as de náilon ou de pesca as mais recomendadas e pendurar os discos no corrimão da varanda ou no teto.
Posicioná-los em diferentes alturas e orientações gera a multiplicação dos reflexos e faz com que as aves não se acostumem ao padrão visual. Ressalta-se que os pombos são portadores de bactérias e doenças que podem prejudicar a saúde humana. Além disso, o acúmulo de penas, restos de ninho, excremento e sujeira podem apresentar riscos à saúde pública.
Portanto, apesar de o método não ser infalível, podendo até mesmo ser combinado com outras soluções como redes, estacas ou repelentes específicos, pendurar CDs em locais estratégicos representa uma alternativa ética, ecológica e funcional, por não causar danos aos animais, não modificar de forma brusca o ambiente e contribuir para a reciclagem doméstica.