O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de perigo, para tempestade em parte dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O aviso é válido das 12h desta terça-feira, 2, até às 10h de quarta-feira, 3.
De acordo com o Inmet, há risco potencial de 30 a 60 milímetros de chuva por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia nessas regiões, além de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Esses fatores associados podem provocar cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As capitais de cinco dos seis Estados estão entre as áreas que podem ser afetadas pelos fenômenos, com exceção de Florianópolis, em Santa Catarina, onde o alerta ainda é amarelo, de perigo potencial.
Em São Paulo, além da região metropolitana, também estão em alerta as cidades de Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, além do litoral sul, Vale do Paraíba e Macro Metropolitana.
A Defesa Civil de São Paulo também emitiu alerta de tempestades para todo o Estado, devido à passagem de um sistema meteorológico entre terça-feira e quarta-feira.
"Mesmo sem previsão de grandes acumulados, há risco para alagamentos, enxurradas, deslizamentos e ocorrências com vento e descargas elétricas", afirmou o órgão. "No litoral, o cenário também favorece agitação marítima e ressaca."
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), os termômetros devem variar de 20ºC a 28ºC nesta terça-feira na capital paulista, com pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite.
Para os próximos dias, a previsão é de tempo instável, com muita nebulosidade, chuvas e declínio das temperaturas. Na quarta-feira, os termômetros devem oscilar entre 18ºC e 25ºC, com precipitação de intensidade alternada ao longo do dia, o que mantém o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores. Já na quinta-feira, 4, a mínima cai para 16ºC, com máxima de 23ºC e sol entre muitas nuvens.