Ministro do Turismo diz que um celular pode ter causado incêndio na COP 30

Celso Sabino falou depois que o fogo foi controlado na Zona Azul da conferência; não há informações sobre o que teria provocado as chamas

20 nov 2025 - 15h35
(atualizado às 17h00)
Resumo
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que um celular pode ter causado o incêndio na COP 30, mas a causa ainda não foi confirmada; o evento não será adiado e não houve feridos.
‘Celular pode ter pegado fogo’, diz Ministro do Turismo sobre possível causa de incêndio na COP30
Video Player

Celso Sabino, ministro do Turismo, disse que um celular pode ter causado o incêndio na COP 30, nesta quinta-feira, 20. A informação foi dada em uma entrevista ao Terra na Green Zone. A conferência foi suspensa até as 20 horas.

“Fica triste com esse princípio de incêndio, mas fica feliz porque o sistema de contingenciamento funcionou. É um episódio que pode ter acontecido em qualquer lugar do planeta. Não é porque foi em Belém, que um celular pegou fogo, poderia acontecer em qualquer lugar”, falou o ministro.

Publicidade

Questionado se foi mesmo um celular que teria causado, o ministro disse que essa era uma “das possibilidades” e que confirmariam em breve.

Celso Sabino diz que processo de expulsão não faria sentido a um ano da eleição
Celso Sabino diz que processo de expulsão não faria sentido a um ano da eleição
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O incêndio começou por volta das 14 horas, o local foi evacuado com agilidade. A reportagem do Terra estava na sala de imprensa no momento em que as pessoas avisaram sobre o fogo. Todos deixaram o local pela área gastronômica. O fogo aconteceu próximo dos pavilhões da China, Itália e África Oriental, mas o lugar exato ainda não foi divulgado.

Final da COP30 não será adiada

Em coletiva de imprensa, Sabino garantiu que o incêndio na COP30 não adiará o final do evento, previsto para amanhã, 21. Segundo o chefe da pasta, a retomada de negociações ainda é avaliada.

“De forma alguma [o final do evento será cancelado]. Foi um sucesso até aqui. Tivemos muita vitória até aqui”, declarou o ministro.

Publicidade

Segundo a organização, as chamas foram controladas e não há registro de feridos. Equipes de bombeiro e segurança seguem monitorando o local. Oficialmente, ainda não há informações sobre o que teria provocado as chamas.

Fonte: Portal Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações