O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que um celular pode ter causado o incêndio na COP 30, mas a causa ainda não foi confirmada; o evento não será adiado e não houve feridos.
Celso Sabino, ministro do Turismo, disse que um celular pode ter causado o incêndio na COP 30, nesta quinta-feira, 20. A informação foi dada em uma entrevista ao Terra na Green Zone. A conferência foi suspensa até as 20 horas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Fica triste com esse princípio de incêndio, mas fica feliz porque o sistema de contingenciamento funcionou. É um episódio que pode ter acontecido em qualquer lugar do planeta. Não é porque foi em Belém, que um celular pegou fogo, poderia acontecer em qualquer lugar”, falou o ministro.
Questionado se foi mesmo um celular que teria causado, o ministro disse que essa era uma “das possibilidades” e que confirmariam em breve.
O incêndio começou por volta das 14 horas, o local foi evacuado com agilidade. A reportagem do Terra estava na sala de imprensa no momento em que as pessoas avisaram sobre o fogo. Todos deixaram o local pela área gastronômica. O fogo aconteceu próximo dos pavilhões da China, Itália e África Oriental, mas o lugar exato ainda não foi divulgado.
Final da COP30 não será adiada
Em coletiva de imprensa, Sabino garantiu que o incêndio na COP30 não adiará o final do evento, previsto para amanhã, 21. Segundo o chefe da pasta, a retomada de negociações ainda é avaliada.
“De forma alguma [o final do evento será cancelado]. Foi um sucesso até aqui. Tivemos muita vitória até aqui”, declarou o ministro.
Segundo a organização, as chamas foram controladas e não há registro de feridos. Equipes de bombeiro e segurança seguem monitorando o local. Oficialmente, ainda não há informações sobre o que teria provocado as chamas.