Deputada alemã pede que Merz se desculpe com o povo brasileiro após fala sobre Belém

Anteriormente, o governo alemão já havia indicado que Merz não pretende se retratar; o premiê também já comentou o caso

20 nov 2025 - 14h40
Resumo
A deputada alemã Lisa Badum pediu que o chanceler Friedrich Merz se desculpe com o povo brasileiro pelas críticas feitas a Belém, enquanto o governo alemão afirma que ele não pretende se retratar; Lula reagiu exaltando a cultura e a gastronomia do Pará.
Lisa Badum, deputada do Partido Verde alemão, durante a COP30 em Belém (PA)
Lisa Badum, deputada do Partido Verde alemão, durante a COP30 em Belém (PA)
Foto: Martina Herzog/picture alliance via Getty Images

A polêmica em torno da fala do chanceler alemão Friedrich Merz com críticas à Belém (PA) ganhou mais um contorno. Nesta quinta-feira, 20, a deputada do Partido Verde de seu país, Lisa Badum, afirmou ter enviado uma carta ao premiê pedindo que ele se desculpe com o povo brasileiro. 

"Escrevi uma carta de protesto para Merz. Tive que me desculpar várias vezes no Brasil pelo desprezo de Merz por Belém. Essa não é a Alemanha que quero representar. Merz deve pedir desculpas aos brasileiros e ao povo de Belém", escreveu Lisa.

Publicidade

Antes do posicionamento da deputada, o governo alemão já havia adiantado que Merz não pretende se desculpar sobre o assunto. Na quarta-feira, 19, ele mesmo foi questionado por um jornalista sobre a polêmica e preferiu manter sua postura de que defendia que a Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo. 

'Lula terá que aceitar', diz Merz sobre afirmação de que Alemanha é um dos países mais bonitos
Video Player

"Eu disse que a Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo e eu acho que o presidente Lula provavelmente também aceitará isso. Espero que consigamos chegar a decisões comuns na África do Sul", afirmou, se referindo ao encontro da Cúpula do G20 que acontecerá em breve no país africano

A fala que desencadeou toda essa repercussão foi dita por Merz em 13 de novembro, após retornar de Belém, no Congresso Alemão do Comércio. "Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", disse. 

Moradores de Belém e turistas reagem à fala de chanceler alemão: 'Lamentável'
Video Player

O presidente Lula (PT) se posicionou dias depois, em evento de inauguração da ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA).

Publicidade

"Ele, na verdade, deveria ter ido num boteco no Pará. Ele, na verdade, deveria ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará. Porque ele iria perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará, a cidade de Belém. E eu falava toda hora, coma maniçoba", afirmou o petista.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações