'Lula também aceitará isso', diz Merz sobre afirmação de que Alemanha é um dos países mais bonitos
Os dois líderes mundiais devem se encontrar em breve, na Cúpula do G20, na África do Sul
Friedrich Merz, chanceler alemão, minimizou atritos com Lula após comentário polêmico sobre o Brasil, afirmando que o presidente brasileiro concordaria que a Alemanha é um dos países mais bonitos, enquanto Lula destacou a riqueza cultural e gastronômica do Pará.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, comentou sua fala polêmica sobre a estadia em Belém, no Pará, durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Em uma coletiva à imprensa, na última quarta-feira, 19, Merz foi perguntado sobre o que esperava do próximo encontro dele com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o atrito. Merz considerou que Lula haveria de concordar que a Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Eu estou ansioso pelo próximo encontro com o presidente Lula. Tivemos em Belém um encontro pessoal muito bom. Hoje à tarde houve uma conversa do ministro alemão do Meio Ambiente, Carsten Schneider, com o presidente Lula, e eu pedi que ele transmitisse a ele os meus mais cordiais cumprimentos. Parto do princípio de que teremos mais uma boa conversa na África do Sul, sem qualquer peso ou constrangimento", iniciou Merz.
O encontro em questão será na Cúpula do G20, que acontecerá no país africano. "Eu disse que a Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo e eu acho que o presidente Lula provavelmente também aceitará isso. Espero que consigamos chegar a decisões comuns na África do Sul", complementou Merz.
A fala que deu origem aos atritos diplomáticos foi dita por Merz após retornar à Alemanha. "Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", disse o chanceler em 13 de novembro, no Congresso Alemão do Comércio.
Lula deu uma resposta direcionada a Merz na última terça-feira, 18, durante a inauguração da ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA).
"Ele, na verdade, deveria ter ido num boteco no Pará. Ele, na verdade, deveria ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará. Porque ele iria perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará, a cidade de Belém. E eu falava toda hora, coma maniçoba", disse o petista.