Brasil Pós-COP 30: The Conversation e Finep trazem cientistas renomados para debater o encontro e levantar desafios do futuro

Evento na sede da Finep reunirá cientistas renomados para discutir os resultados do encontro na Amazônia e os desafios que o Brasil tem pela frente para seguir na busca pela liderança dos esforços globais contra as mudanças climáticas, sem comprometer o desenvolvimento econômico

16 jan 2026 - 13h43
(atualizado em 20/1/2026 às 15h03)

Quando a ONU anunciou a realização da COP 30 no Brasil, em pleno coração da Amazônia, a promessa do governo brasileiro foi de que o encontro de cúpula sobre o clima em Belém do Pará seria o maior e mais importante da história. Dois meses após o fim do encontro, o que mudou? Os acordos discutidos e assinados em Belém significaram avanços concretos na luta global contra o os efeitos das mudanças climáticas? Como ficam os maiores desafios ambientais brasileiros? Até que ponto as radicais mudanças geopolíticas que o mundo enfrenta neste começo de 2026 - em que o petróleo volta a ser o centro da cobiça e protagonista de conflitos militares - prejudicam os compromissos globais com a descarbonização?

Todos esses assuntos serão discutidos por alguns dos mais conceituados cientistas do Brasil que estiveram presentes na COP 30 no próximo dia 27 de janeiro, na sede da Finep, no Rio de Janeiro, num seminário organizado pelo The Conversation Brasil, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos do governo federal.

Publicidade

O evento "Brasil Pós-COP: Os desafios da Ciência no dilema entre a redução dos impactos das mudanças climáticas e a manutenção do crescimento econômico" será mediado pela cientista Ima Vieira, doutora em Ecologia pela Universidade de Stirling, Pesquisadora do Museu Paraense Emilio Goeldi, membro titular da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e assessora da presidência da Finep; e pela coordenadora de redes sociais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e editora de ambiente do The Conversation Brasil, Luciana Julião. O seminário contará com a presença também do presidente da Finep, Luiz Antônio Elias.

"Este evento reforça nosso compromisso político com a sustentabilidade e representa mais um passo estratégico para consolidar a ciência brasileira como pilar fundamental no enfrentamento da crise climática. A definição das políticas públicas demanda o conhecimento científico como base orientadora e a interlocução entre todos os atores sociais e econômicos. É fundamental que mantenhamos vivo o debate iniciado na COP 30, transformando os compromissos assumidos em ações concretas e duradouras", afirmou Luiz Antônio Elias.

No seminário, os desafios climáticos do Brasil serão discutidos a partir de duas grandes temáticas: na mesa "Terra", com a presença de geólogos, geógrafos e engenheiros, serão debatidos aspectos das mudanças climáticas a partir de questões florestais e de uso da terra, com destaque para a Amazônia. Já a mesa "Água" trará oceanógrafos, biólogos marinhos e ecologistas para discutir os desafios do nosso litoral e demais recursos hídricos. Nele, a questão da exploração de óelo e gás na Costa Equatorial não será esquecida.

O seminário "Brasil Pós-COP 30" terá entrada franca, e ocorrerá no auditório José Pelúcio, no primeiro andar da sede da Finep no Rio de Janeiro, na Praia do Flamengo, 200. As vagas são limitadas a 80 pessoas, mas o evento será transmitido ao vivo, também gratuitamente, pelo Youtube da Finep.

Veja a progrmação:

Seminário "Brasil Pós-COP 30: Os desafios da Ciência no dilema entre a redução dos impactos das mudanças climáticas e a manutenção do crescimento econômico"

9h15:

Publicidade

Abertura

Luiz Antonio Elias, presidente da Finep

9h30:

PAINEL TERRA

Mediação: Ima Vieira, doutora em Ecologia pela Universidade de Stirling, Pesquisadora do Museu Paraense Emilio Goeldi e assessora da presidência da Finep.

Palestrantes:

. Thelma Krugg: Líder do Conselho Científico da COP 30 e assessora para assuntos de emergência climática do presidente do encontro, embaixador André Corrêa do Lago.

Publicidade

. Pedro Walfir: Doutor em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará, fala sobre o desafio de se unir a necessidade econômica da mineração com a urgência da preservação ambiental.

. Marcos Barreto de Mendonça: Doutor em Geotecnia pela COPPE/UFRJ e professor do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da UFRJ. Falará sobre gestão de riscos de desastres causados por deslizamentos, e o impacto que as mudanças climáticas podem causar a essa gestão.

. Ana Luiza Coelho Netto: Pós-doutora em Geomorfologia pela pela Universidade de Berkeley, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Geo-Hidroecologia e Gestão de Riscos da universidade. Falará sobre como enfrentar as mudanças climáticas no ordenamento e na gestão territorial, para redução dos riscos de desastres socioambientais.

11h30:

PAINEL ÁGUA

Publicidade

Mediação: Luciana Julião, coordenadora de redes sociais da UFMG e editora de ambiente do The Conversation Brasil

Palestrantes:

. Nils Edvin Asp Neto: Oceanógrafo e pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), um dos maiores especialistas no cinturão de manguezais da Foz do Rio Amazonas, fala sobre a nova realidade do estudo e da preservação desse bioma, frente à proximidade da exploração de petróleo e gás na região.

. Mariana Bender: Bióloga, professora e pesquisadora do Departamento de Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fala sobre os efeitos cada vez maiores do aquecimento e da acidificação dos oceanos sobre os recifes de coral brasileiros.

. Wenceslau Geraldes Teixeira: Doutor em Geoecologia pela Universidade de Bayreuth, Alemanha, e pesquisador da Embrapa, fala sobre a questão da escassez hídrica no solo brasileiro, suas possíveis consequências e o que está sendo feito para evitar o agravamento do problema face às mudanças climáticas.

Publicidade

. Letícia Cotrim: Doutora em Oceanologia pela Universidade de Perpignan (França), e professora Associada da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), falará sobre as implicações das mudanças climáticas para as trocas de gases do oceano com a atmosfera.

Serviço:

Seminário "O Brasil Pós-COP 30":

Dia 27 de janeiro, das 9h às 13h

Audiório José Pelúcio

Praia do Flamengo, 200, primeiro andar, edifício-sede da Finep, Rio de Janeiro

ENTRADA FRANCA (com confirmação de presença pelo email [finepeventos@finep.gov.br]

Publicidade

TRANSMISSÃO AO VIVO: www.youtube.com/@finepcomunica

Seminário 'O Brasil Pós-COP 30: Transmissão ao vivo.

The Conversation
The Conversation
Foto: The Conversation
Este artigo foi publicado no The Conversation Brasil e reproduzido aqui sob a licença Creative Commons
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se