Vila da Grécia fica submersa ao ser atingida por tempestade e rio transbordar

Região já havia sido afetada por desastres climáticos semelhantes anteriormente e moradores culpam falta de prevenção por novo ocorrido

6 dez 2025 - 17h31
Vila de Anochori, na região de Farsala, na Grécia, ficou submerda por conta da tempestade Byron.
Vila de Anochori, na região de Farsala, na Grécia, ficou submerda por conta da tempestade Byron.
Foto: Giannis Floulis/Reuters

A vila de Anochori, na região central da Grécia, ficou, em partes, submersa após ser atingida por chuvas intensas da tempestade Byron neste sábado, 6. O fator causador disso foi o transbordamento do rio Enipeas, que passa pelo local e acabou prejudicando ruas e casas, bem como bloqueando acessos a outros lugares.

Imagens aéreas mostram partes do vilarejo completamente submersos, veículos atolados na água e estradas tomadas por alagamentos. Por conta disso, o governo enviou um alerta de emergência aos moradores, orientando que eles buscassem áreas mais altas.

Publicidade

Um dos nativos afetados foi Chrysostomos Papakonstantinou, que passou o dia tentando retirar a água de quintais e porões. Ele instalou bombas para drenar a água do terreno e reclamou da falta de prevenção por parte de autoridades. "Nenhum reparo foi feito no rio", disse ele à Reuters.

Imagens aéreas mostram ruas inundadas, carros atolados e diversos terrenos prejudicados pelo desastre.
Foto: Giannis Floulis/Reuters

De acordo com o morador, nem governantes locais, nem regionais realizaram obras para conter o avanço da água. "Toda vez que chove mais forte, a gente alaga, virou um absurdo", apontou.

A tempestade causou, ainda, danos a uma ponte sobre o próprio rio Enipeas, que havia sido instalada justamente depois de outro desastre climático destruir a ponte principal em 2023. Na época, a 'culpada' foi a tempestade Daniel, considerada a pior já registrada na Grécia desde 1930, que deixou 15 mortos.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se